uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Abrantes oferece material de protecção e isenta IPSS de pagamento de água
Manuel Valamatos

Câmara de Abrantes oferece material de protecção e isenta IPSS de pagamento de água

Município está também a implementar outras medidas de apoio à população.

A Câmara de Abrantes vai isentar parcial ou totalmente a factura da água para as famílias, empresas e instituições cujo rendimento tenha sofrido uma redução devido à pandemia provocada pela Covid-19 e se encontrem numa situação de vulnerabilidade financeira. A informação foi dada pelo presidente do município, Manuel Valamatos. Esta medida representa um investimento de cerca de 250 mil euros e é válida para os meses de Abril, Maio e Junho. As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) vão ter isenção total da factura da água. As famílias que já beneficiam de tarifário social e as famílias com perda de rendimento vão contar com uma redução de 20% do valor do consumo na factura da água.
O município disponibiliza também o fornecimento de refeições escolares (almoço) a todos os alunos abrangidos pelo escalão A. A utilização do autocarro “aBUSa” vai ser gratuita por tempo indeterminado. Todos os empresários que exploram espaços municipais durante o período de crise e os parques de estacionamento estão isentos de pagamento durante este período.
A Câmara de Abrantes vai também entregar 3.200 máscaras às IPSS e equipamentos de protecção individual (EPI) aos bombeiros do concelho. Esse material foi adquirido através da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT). Manuel Valamatos explicou em reunião de câmara que o problema não é adquirir EPI mas sim como adquirir no actual contexto que o mundo vive de combate à pandemia da Covid-19. Esclareceu que o município também vai adquirir EPI para os funcionários da câmara que o solicitem. “Queremos dar esse tipo de apoio para que os trabalhadores se sintam em segurança”, disse.

Autarquias levam compras aos mais velhos
A Câmara de Abrantes, em conjunto com as juntas de freguesia do concelho, implementou uma rede de apoio que permite levar compras de bens essenciais ou medicamentos a pessoas com mais de 65 anos. Durante a primeira semana de funcionamento foram feitos 11 serviços e recebidas 66 chamadas telefónicas. A maior parte das chamadas telefónicas são a fazer perguntas sobre a pandemia da Covid-19.
O município já fez entregas em Mouriscas, Chainça e Alferrarede. Os presidentes das juntas de freguesia são um apoio importante na identificação das pessoas com maior necessidade de apoio. O serviço está a funcionar com as linhas de apoio que já existiam para o apoio nos casos de violência doméstica. Outra área que o município suporta é a aquisição de medicamentos para os idosos que estão mais isolados ou sozinhos.

Câmara de Abrantes oferece material de protecção e isenta IPSS de pagamento de água

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido