uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Falta de segurança no parque de pesados em Samora Correia preocupa camionistas
Pedro Soares diz que os furtos são constantes e pede ajuda à Câmara de Benavente

Falta de segurança no parque de pesados em Samora Correia preocupa camionistas

Os profissionais do volante são alvo de furtos constantes e querem que seja a Câmara de Benavente a resolver-lhes o problema de insegurança. Presidente do município diz que a autarquia não vai assumir o que não lhe compete.

Os camionistas que vão dormir a Samora Correia são obrigados a estacionar os veículos pesados no parque de pesados da Murteira sem que estejam asseguradas as mínimas condições de segurança. O parque fica numa zona isolada e não tem qualquer vigilância facilitando os furtos que acontecem com alguma frequência durante a noite. As preocupações foram levantadas na última reunião pública do executivo da Câmara de Benavente, por Pedro Soares, camionista e residente naquele concelho.
O profissional conta que são roubadas lonas, mercadoria, baterias, pneus e combustível dos veículos e pede que a autarquia intervenha e ajude a encontrar uma solução. Há cerca de oito anos, recorde-se, o camionista José Manuel Esteves reclamava do mesmo, contando que lhe tinham roubado um reboque deixando-lhe um prejuízo de 7.500 euros.
O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, já disse que aquela autarquia fez o que lhe competia, cedendo o terreno onde o parque foi instalado, colocando iluminação e criando os devidos acessos. Pedro Soares diz que o parque continua “fraco e coxo” e acha razoável que seja o município a investir mais naquela infra-estrutura, uma vez que os camionistas contribuem para a economia daquele concelho, fazendo ali as refeições e manutenção dos veículos.
O autarca explicou ainda que na altura foi sugerido aos camionistas e empresas de transporte que pagassem a um vigilante para guardar o parque da Murteira, mas que estes “entenderam que não deviam assegurar absolutamente nada e que devia ser a câmara municipal a assumir tudo”. Carlos Coutinho reforçou ainda que “o que faz sentido é que as pessoas interessadas possam encontrar uma solução” e não empurrá-la para cima da autarquia.
O parque da Murteira entrou em funcionamento em 2009 e, apesar de ter capacidade para estacionar mais de meia centena de camiões, continuam a ser poucos os que lá param. Alguns acabam por continuar a preferir infringir a lei e estacionar dentro de Samora Correia para pernoitar e não correrem o risco de serem alvo de furtos, mesmo que acabem multados pelas autoridades.

Falta de segurança no parque de pesados em Samora Correia preocupa camionistas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido