uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Todos contra o vírus
Francisco Oliveira

Todos contra o vírus

O mundo está a aprender a lidar com a pandemia do novo coronavírus e a nossa região não é excepção. As iniciativas e respostas vão saindo à medida que os efeitos na vida da comunidade se vão tornando mais nítidos. Municípios, instituições de solidariedade social, cidadãos e outras entidades continuam a desdobrar-se em medidas de apoio e de mitigação desta crise de saúde pública que está a arrasar a economia. Porque esta é uma luta de todos.

Isenção de taxas e tarifas municipais em Coruche


Objectivo é atenuar o impacto financeiro nas famílias e empresas do concelho devido à crise relacionada com a pandemia.


A Câmara Municipal de Coruche vai isentar temporariamente o pagamento de um conjunto de taxas e tarifas municipais, como forma de apoiar as famílias e empresas do concelho. Além da redução em 50 % das rendas não enquadradas no regime de arrendamento social, a autarquia decidiu ainda isentar o pagamento das contrapartidas financeiras referentes aos contratos de arrendamento celebrados com entidades que exploram ou usufruam de instalações municipais. É o caso da Central de Camionagem, Bar Estação Central de Camionagem, Piscinas Municipais, Bar – Avenida do Sorraia e o Observatório do Sobreiro e da Cortiça. A tarifa das Hortas do Sorraia está também suspensa.
As tarifas das creches e jardins-de-infância municipais foram canceladas a partir de 13 de Março e até ao reinício do ano escolar. O mesmo acontece com as tarifas referentes às refeições escolares, transportes escolares e às actividades de animação e apoio à família (AAAF), no mesmo período.
No mercado municipal, as taxas referentes às bancas e lojas foram também suspensas, bem como os lugares de terrado do mercado mensal, entre os meses de Março a Junho.
As taxas de ocupação de espaço público e publicidade do ano de 2020 dos meses de Março a Dezembro ficam também suspensas.
A autarquia decidiu ainda que caso tenha sido paga alguma tarifa referente ao período de isenção/suspensão, o valor será descontado no primeiro mês após o levantamento do plano de contingência.

Linha de apoio psicológico à disposição
A Câmara Municipal de Coruche criou também uma linha de apoio psicológico a todos os munícipes no âmbito das medidas tomadas para contenção da propagação da Covid-19. A decisão foi tomada devido à impossibilidade de se fazer atendimento presencial durante esta conjuntura de isolamento social. Os destinatários da linha de apoio são, especialmente, pessoas que estejam a passar por momentos de maior fragilidade e isolamento.
A atender as chamadas vai estar uma psicóloga do município. Quem quiser utilizar este serviço pode ligar para o 965 254 653 de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00, no período da manhã, e entre as 14h30 e as 16h30, no período da tarde.

Todos contra o vírus

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido