Edição de 2020.04.14
Cavaleiro Andante
Confinamentos e desconfinamentos
A CGTP - Intersindical fez questão de desafiar a época de recolhimento social que vivemos e celebrou na rua o 1º de Maio com actividades várias que tiveram como destaque a manifestação nacional em Lisboa que tanta celeuma gerou pelo aglomerado de gente que juntou. Pelas ruas também não faltaram os habituais pendões, como este em Santarém que passadas duas semanas ainda por lá está, já meio desconchavado, à espera que o removam, tal como aos outros que lhe fazem companhia na mesma rua. Será que a CGTP está à espera que o Governo decrete o desconfinamento total para acabar o serviço???.
Cavaleiro Andante | 19-05-2020
O vírus do... gamanço!
No final de Abril houve quem fosse ao cemitério de Penhascoso, no concelho de Mação, e roubasse vários materiais. O Cavaleiro Andante não sabe se o assaltante ou assaltantes vão ser apanhados pela GNR, mas se isso acontecer arriscam-se a responder em Tribunal por uma carrada de crimes. É que, para além do furto, podem ser também acusados de violação da obrigatoriedade de confinamento; violação da proibição de circulação entre concelhos (se por acaso eram de outras paragens); acesso a um cemitério sem pertencerem à família de qualquer defunto e, eventualmente, não uso de máscara. Se o juiz for severo só saem da prisão depois do aparecimento da tal vacina.
Cavaleiro Andante | 18-05-2020
Escorrega gigante!
O prazo para a conclusão da primeira fase das obras de consolidação das encostas de Santarém começou por ser Maio de 2019, tendo passado depois para Agosto de 2021 e agora para Outubro 2021. Tendo em conta que as encostas de Santarém já andam a deslizar há décadas e que, na origem do lançamento das actuais obras está mais um deslizamento de terras, em Agosto de 2014, é caso para dizer que a cidade pode reclamar, muito justamente, o título de capital nacional...do deslize.
Cavaleiro Andante | 17-05-2020
Respirar sem filtro!
O director da companhia de teatro Fatias de Cá, colocado perante a possibilidade de poder retomar a actividade a partir de Junho, resolveu saber a opinião de alguns dos setenta actores, nomeadamente dos mais velhos. Um deles, Humberto Machado, que vive no Arripiado (Chamusca) disse logo que sim e, para dar prova de que, apesar dos seus 90 anos, está em grande forma, temperou a resposta com uma pitada de humor. “Vejo pessoas que andam a tratar do jardim de máscara. Deve ser por causa dos mosquitos ou com medo dos morcegos, não sei…”.
Cavaleiro Andante | 16-05-2020
Vigilância revolucionária!
Na cerimónia que assinalou o 25 de Abril, à porta da Câmara da Chamusca, enquanto se ouvia “Grândola Vila Morena”, a vereadora Gisela Matias, da CDU, esteve de nariz no ar, numa posição meio acrobática, com o telemóvel apontado para o céu. O Cavaleiro Andante percebe a atitude. Como os comunistas estão sempre a ver ataques à revolução em todo o lado, ela deve ter imaginado um ataque aéreo e pôs-se a postos para filmar. Assim, seria a primeira a meter um vídeo no Facebook.
Cavaleiro Andante | 15-05-2020
Mais um lírico!
Na última reunião de câmara de Tomar o vereador social-democrata, Luís Ramos, fez uma longa intervenção durante a qual propôs a suspensão da cobrança de quase todas as taxas aos munícipes. Em resposta, a presidente, Anabela Freitas, disse que a proposta era assustadora uma vez que, se fosse levada à prática, faria com que não houvesse dinheiro para pagar ordenados aos cerca de quinhentos trabalhadores do município. O Cavaleiro Andante, que ao longo da sua longa vida tem ouvido muitos políticos da oposição fazerem propostas tão ou mais generosas que a do autarca do PSD, só estranha que ainda nenhum tenha percebido que o dinheiro não cai do céu. Serão poetas ou pensarão que os outros são...patetas??.
Cavaleiro Andante | 14-05-2020
Não havia necessidade...
O presidente da Comissão Distrital de Protecção Civil de Santarém, Miguel Borges, que é também presidente da Câmara de Sardoal, apelou na semana passada ao Governo que voltasse a proibir as deslocações para fora dos concelhos de residência de forma a evitar a presença de peregrinos em Fátima neste 13 de Maio. O Cavaleiro regista a preocupação mas também assinala a aparente pouca fé manifestada pelo autarca na atitude cívica dos devotos de Nossa Senhora. Afinal de contas, o rebanho lusitano tem-se portado tão bem nestes tempos de pandemia que até já é apontado como exemplo noutras paragens....
Cavaleiro Andante | 13-05-2020