uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Cento e trinta lares ilegais no distrito de Santarém

Segundo a Segurança Social há 130 lares referenciados como ilegais no distrito de Santarém. A nível nacional serão 3.500. No total vivem nesses lares para cima de 35.000 pessoas idosas. Fala-se agora nisto por causa da Covid-19 mas esses lares funcionam assim há anos e anos.
As autoridades sabem há muito tempo onde estão esses lares. De vez em quando lá encerram um ou outro dos que funcionam pior, para dar ideia de que fazem alguma coisa, mas não os podem encerrar todos porque seria um problema bem mais grave do que eles estarem a funcionar sem licenças.
Muitos familiares desses doentes sabem que os lares não têm licença mas são forçados a recorrer a eles porque nos lares licenciados ou não há vagas ou as mensalidades são muitíssimo elevadas.
Por outro lado as exigências para os licenciamentos são tantas, e por vezes tão absurdas, que é complicado cumpri-las sem aumentar as mensalidades para valores que a maioria não pode pagar. Resta, portanto, no futuro, continuar a fechar os olhos e esperar que não volte a haver uma pandemia como esta.
Maria Beatriz Duarte Figueira

Mais Notícias

    A carregar...