uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ou passam a separar lixos para reciclagem... ou pagam mais

O ministro do Ambiente disse, na sexta-feira, 8 de Maio, que a Taxa de Gestão de Resíduos (TGR), o valor pago pelos municípios e outras entidades pelo lixo que vai para aterro, vai duplicar em Setembro passando para 22 euros por tonelada. Como cidadão sei que serei penalizado em termos económicos, mas sei também que, se a medida for concretizada, as entidades do sector vão passar a dar mais atenção a este problema.
Quem está atento a estas questões sabe que no triénio 2016-2018 aumentou a quantidade de lixo indiferenciado. Nessa altura, quase três quintos dos resíduos urbanos foram enterrados, o que significa que estamos muito mal no cumprimento de metas de reciclagem que assumimos com a União Europeia.
Pagarmos apenas 11 euros por tonelada é um dos motivos para que as entidades não liguem muito. E faz também que outros países, onde a tonelada de lixo para aterro tem um preço duas e três vezes maior, optem por enviar lixo para Portugal.
Por vezes vemos protestos por causa de resíduos mas ainda há muita gente que não se dá ao trabalho de fazer menos lixo e de separar resíduos para reciclagem. E há políticos que não querem aumentar taxas para não perderem votos mas agora as coisas podem mudar porque se os cidadãos e as empresas continuarem a desleixar-se vão ter mesmo que as aumentar.
Guilherme Rato

Mais Notícias

    A carregar...