uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras em passagens de nível de Santarém são uma miragem há anos
Na passagem de nível do Peso um acidente provocou uma morte a 22 de Abril

Obras em passagens de nível de Santarém são uma miragem há anos

Distrital do PSD acusa a administração central de não assumir as suas responsabilidades. Verdes questionam Governo e também querem obras com urgência.

A distrital de Santarém do PSD acusa a administração central de não assumir as suas responsabilidades, ignorando a necessidade de prevenção da segurança e vida da comunidade, ao não ter tomado medidas atempadas que pudessem evitar novos acidentes fatais na passagem de nível da Estrada do Peso, nos arredores de Santarém.
Já o grupo parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” colocou uma série de questões ao Governo, na sequência do acidente mortal que ocorreu nessa travessia no dia 22 de Abril. “Que medidas tomou a IP para esta passagem de nível em relação às recomendações do referido Gabinete de Acidentes Ferroviários ou suscitadas pelo relatório do acidente de 2016?”, questionam.
No dia 22 de Abril um camionista morreu nessa passagem de nível da Linha do Norte após o seu veículo pesado ter sido colhido por um comboio Alfa Pendular. Em Novembro de 2016, outra pessoa tinha morrido no local em circunstâncias semelhantes, o que levou a contactos entre a Câmara de Santarém e a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) visando soluções que garantissem a segurança nessa travessia. Mas nada de relevante aconteceu, até ser encerrada a passagem de nível pela IP dois dias após o último acidente.
“Os Verdes” perguntam por isso “que medidas temporárias de mitigação do risco, supostamente adiantadas pela IP nas diversas reuniões havidas com o município durante 2019, de acordo com declarações da mesma à comunicação social, é que foram sugeridas à Câmara de Santarém adoptar”?

Desvio da Linha do Norte não saiu do papel
Por seu lado, a comissão política distrital do PSD, após reunião alargada às estruturas concelhias, emitiu um comunicado onde lamenta que a ausência de intervenção do Estado já tenha “custado” duas vítimas mortais. E diz que a Câmara de Santarém desenvolveu um conjunto de procedimentos, no seguimento do acordado entre entidades, aguardando que a IP cumpra a sua parte. Designadamente a elaboração do projecto e expropriações necessárias, para que o município possa lançar a empreitada. O PSD reforça também a necessidade de o Governo “dar seguimento ao projecto estratégico do desvio da Linha do Norte” na zona de Santarém.
Na última sessão da Assembleia Municipal de Santarém, o eleito da CDU Francisco Madeira Lopes formulou também uma série de questões sobre o assunto, nomeadamente para perceber qual o grau de responsabilidade da autarquia no processo, dadas as versões desencontradas que surgiram logo após o acidente. E sublinhou que o desvio da Linha do Norte em Santarém e a consequente supressão das passagens de nível são promessas do Governo que continuam por cumprir. Enquanto isso não acontece, Madeira Lopes diz que há que investir na segurança das passagens de nível mais problemáticas.
Também o presidente da Junta de Alcanhões, Pedro Branco, voltou mais uma vez a falar da necessidade de se avançar com o projecto que visa a supressão da passagem de nível de Assacaias.

Obras em passagens de nível de Santarém são uma miragem há anos

Mais Notícias

    A carregar...