uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Intervenção nas barreiras  de Santarém já não acaba neste mandato
Obras nas encostas de Santarém têm conhecido uma série de contrariedades que têm afectado o seu curso

Intervenção nas barreiras  de Santarém já não acaba neste mandato

Prazo apontado para o final da empreitada é agora 2 Dezembro de 2021, quase mil dias depois da data inicialmente prevista. Intervenção tem enfrentado diversas contrariedades e dilatação no tempo representa também mais custos.

A primeira fase do projecto global de estabilização das encostas de Santarém já não deve estar concluída durante o actual mandato autárquico, que termina em Outubro de 2021. O prazo para o final da complexa empreitada tem conhecido sucessivos deslizes e a mais recente previsão passou agora de 16 de Agosto de 2021 para 2 Dezembro de 2021.
Essa alteração ao horizonte temporal da obra obrigou à aprovação de mais uma modificação do plano de trabalhos na última reunião de câmara. E, como tempo é dinheiro, levará a mais um pedido de reposição do equilíbrio financeiro da empresa Ancorpor, a quem foi adjudicada a intervenção.
A estimativa inicial apontava Maio de 2019 como horizonte para a conclusão das obras. O prazo de execução da empreitada era de 780 dias, estando agora nos 1.709 dias. As obras têm estado suspensas em parte da encosta de Santa Margarida devido a uma série de contrariedades. Entre elas está o diferendo com um proprietário que não dá autorização para se aceder aos seus terrenos, bem como a resolução de problemas de drenagem de esgotos pluviais e domésticos num edifício da Rua de Santa Margarida.
Na reunião do executivo de 4 de Maio, a oposição socialista não poupou nas críticas, votando contra a alteração do plano de trabalhos, a quarta desde que a empreitada começou. “É inconcebível que essas situações ainda não estejam resolvidas”, atirou o vereador José Augusto Santos (PS). “Estamos no quinto plano de trabalhos apresentado para esta obra e temos dificuldade em acreditar que seja o último”, reforçou Rui Barreiro (PS).
Ricardo Gonçalves reconheceu que “infelizmente não foi possível andar mais rápido” e afirmou que gostava que este fosse o último plano de trabalhos a ir a reunião de câmara.

Obras prosseguem
onde se pode
Apesar das contrariedades existentes o empreiteiro conseguiu recentemente abrir uma nova frente de trabalho nas traseiras do edifício do SEF. Informa ainda que os trabalhos na encosta da Ribeira de Santarém estão a decorrer normalmente e devem estar concluídos em Fevereiro de 2021. Já em relação à intervenção de requalificação urbana na Rua de Santa Margarida, onde vai ser criado um miradouro, a empresa admite a sua conclusão para Novembro de 2021. Mas pode ser antecipada alguns meses caso o município veja interesse nisso.
A intervenção nas barreiras foi motivada pelo deslizamento de terras na encosta de Santa Margarida, em Agosto de 2014, que obrigou ao encerramento do troço da EN 114 que liga Santarém à ponte D. Luís. Esse trajecto, um dos principais acessos à cidade, só foi reaberto parcialmente, apenas no sentido descendente, em Julho de 2019.

Intervenção nas barreiras  de Santarém já não acaba neste mandato

Mais Notícias

    A carregar...