uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um milhão de euros para recuperar e reabrir a Igreja de Santa Iria
A Igreja de Santa Iria está fechada desde 1997. Tem graves problemas estruturais e encontra-se bastante degradada

Um milhão de euros para recuperar e reabrir a Igreja de Santa Iria

Templo localizado na Ribeira de Santarém está fechado desde 1997 por motivos de segurança e em avançado estado de degradação. Câmara de Santarém aprovou lançamento do concurso para as obras.

A empreitada de estabilização da Igreja de Santa Iria, na Ribeira de Santarém, vai custar mais de um milhão de euros, segundo as estimativas da Câmara de Santarém. O templo está fechado ao culto há mais de duas décadas devido ao acentuado estado de degradação. O executivo camarário aprovou, na última reunião, o lançamento do concurso público para a empreitada, com um valor base de 880.543 euros, acrescido de IVA a taxa de 23%. Foi ainda dada autorização para a contratação à empresa a quem vierem a ser adjudicados os trabalhos.
O projecto de execução foi também recentemente aprovado pelo executivo. A intervenção, há muito ambicionada, visa sanear as patologias que ameaçam a integridade do edifício, classificado como imóvel de interesse público, e travar o assentamento das fundações, com o reforço das mesmas. Pretende-se ainda reduzir a vulnerabilidade sísmica do templo.
Entre os trabalhos previstos está a demolição do anexo da sacristia, das instalações sanitárias e do acesso ao retábulo da capela-mor. Reabilitações de tectos, coberturas, pavimentos, abóbodas e cúpulas são outras das muitas obras que a igreja vai receber.
Recorde-se que a Câmara de Santarém, a Diocese de Santarém e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Iria da Ribeira de Santarém assinaram no dia 30 de Abril de 2018 um protocolo visando a requalificação da igreja. O templo pertence à Igreja Católica mas a intervenção vai ser promovida pela Câmara Municipal de Santarém e objecto de candidatura a financiamento da União Europeia, devendo contar com apoio comunitário de 85%.
A Igreja de Santa Iria, classificada como imóvel de interesse público desde 1978, é um templo de origem medieval que sofreu importantes intervenções nos séculos XVI e XVII. Nas suas imediações passa a movimentada linha ferroviária do Norte, que estará na origem das brechas que foram aparecendo em parte do templo, pondo em causa a sua estabilidade. A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Iria da Ribeira de Santarém é a proprietária do imóvel e não tem meios financeiros para proceder à sua recuperação.

Um milhão de euros para recuperar e reabrir a Igreja de Santa Iria

Mais Notícias

    A carregar...