uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Exposição virtual mostra trabalhos de artistas de todo o mundo 

Massimo Esposito, pintor italiano radicado em Abrantes, organizou uma exposição online para realçar que o artista nunca pára. Mostra integra 109 obras de 94 artistas de 21 países.

O pintor italiano radicado em Abrantes há 34 anos, Massimo Esposito, preparou uma exposição virtual de trabalhos realizados em quarentena, em formato de pequeno vídeo, com a denominação “Artists Never Stop”. Massimo dá aulas de pintura em Abrantes, Entroncamento, Santarém e Torres Novas e habitualmente faz uma exposição com os trabalhos dos alunos todos os anos. O ano passado foi em Torres Novas, no Convento do Carmo, no final de Maio. Cada aluno apresenta uma ou duas obras e faz-se a exposição que fica aberta à população.
Este ano o evento estava previsto para o Parque do Bonito, no Entroncamento, mas não chegou a acontecer. A Covid-19 veio alterar os planos e Massimo lembrou-se de criar uma exposição virtual. Alguns colegas pintores portugueses ou estrangeiros e alguns ex-alunos quiseram também participar. Recebeu mais de 150 trabalhos dos quais seleccionou 109 de 94 artistas de 21 países. Fez um vídeo a partir das fotografias enviadas pelos participantes, onde se inclui o nome do artista e o país de proveniência. A “exposição” está online no YouTube desde a tarde de segunda-feira, 20 de Abril.
O objectivo de Massimo Esposito é mostrar que não há pandemia que pare os artistas. As suas aulas, contudo pararam a 12 de Março. O professor continua em contacto com os alunos mas recusou-se a dar aulas online. “Na mesma turma tenho alunos a fazer trabalhos muito diferentes. Além disso há também alunos recentes e outros já inscritos há anos. É um ensino muito particular. Também tenho alunos que continuam a trabalhar e não têm tempo, outros que não percebem nada de informática. Não quis discriminar ninguém”, garante.
A família de Massimo é do norte de Itália. Dela fazem parte quatro médicos e dois enfermeiros, “mas estão todos bem”, assegura.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido