uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Sector tauromáquico exige medidas de apoio por parte do Estado

Associações defendem a descida do IVA para 6% nos espectáculos tauromáquicos, entre outras medidas.


Cerca de 1.800 artistas e profissionais da tauromaquia dirigiram uma carta aberta à ministra da Cultura para manifestar as preocupações do sector e exigir medidas de apoio na sequência da pandemia de Covid-19.
A carta é assinada pela Associação Nacional de Toureiros (ANT), Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) e pela Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) e pretende pedir uma reunião e partilhar com a ministra Graça Fonseca parte do ADN da cultura portuguesa (a actividade tauromáquica.
Os subscritores da carta, que defendem a descida do IVA para 6% nos espectáculos tauromáquicos, recordam que fazem parte de uma das áreas “mais originais e autênticas” da cultura portuguesa, sendo uma das poucas que não têm programas de apoio.
Sublinhando que o país está a viver tempos críticos, as associações taurinas alertam para o “papel crucial” que a cultura vai ter quando o estado de emergência terminar. Lembram que representam também a economia e o emprego, com uma implementação territorial diversa, entre norte e sul, urbano e interior, sendo esta uma actividade muito particular.
Por força da sazonalidade da actividade taurina, segundo as associações, o sector é afectado pela paragem total dos espectáculos, sendo “impossível recuperar desses prejuízos”. Segundo os subscritores da carta, “a preparação da produção dos espectáculos desta temporada já foi iniciada há largos meses e a sua não realização acarreta avultados prejuízos em investimentos perdidos e reduções drásticas de receitas”.
As associações taurinas recordam ainda que cada corrida de touros precisa de cerca de 170 intervenientes directos, sendo urgente que se tomem medidas de apoio nesta fase, que tenham em conta as particularidades do sector. “É necessário preparar a fase de retoma dos espectáculos com medidas adaptadas, por exemplo corrigindo com urgência o IVA dos espetáculos tauromáquicos para 6%, que é agora uma medida incontornável de apoio social à cultura e aos artistas”, defendem.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido