uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Equipa da Misericórdia de Alhandra esquece o cansaço e o medo 
foto DR José Joaquim da Conceição Alves

Equipa da Misericórdia de Alhandra esquece o cansaço e o medo 

A Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra, na sua essência um Lar de Idosos, criado e adaptado para essa função, vai-se adaptando no seu processo evolutivo, apesar de não ter os apoios devidos à nova realidade, transformando-se naquilo que, cada vez mais, parece ser uma Unidade de Cuidados Continuados.
Essa realidade, frequentemente salientada pelos diversos agentes da área social dos quais somos associados, tais como a UMP, CNIS e UDIPSS, tornou-se mais evidente quando, inesperadamente, sem aviso prévio, fomos confrontados com a situação actual de pandemia Covid-19.
Para lhe fazer frente, mesmo sem meios nem tão pouco o conhecimento científico para o seu combate, todo o mundo se teve que adaptar, e nós também, aprendendo na prática quotidiana como tentar lidar com a situação.
De acordo com as instruções da DGS e demais entidades oficiais de Saúde e Segurança Social, foi elaborado o Plano de Contingência adaptado ao nosso espaço, assim com as diretrizes de confinamento, proibições de entradas de familiares e regras mais apertadas de higiene e segurança, entre outras.
Desde a semana iniciada a 30 de Março que as nossas colaboradoras estão a trabalhar em “espelho”, 12 horas por dia durante sete dias por semana, para tentarmos que o vírus não entre neste reduto; para dar carinho, amor e atenção a quem está na primeira linha do risco, vulnerável e com medo; a quem não recebe um beijo, um abraço um carinho do seu familiar ou amigo.
É provavelmente um dos mais difíceis períodos que estamos a viver. Mas não se nota uma queixa, uma ponta de desânimo, um desalento, sabendo todos nós que o esforço é grande e certamente o cansaço lhes pesa.
Esquecem-se de si e dos seus medos, ou fingem esquecer, e sabem que nas suas casas, alguém também estará carente, lhes falta o insubstituível apoio. É por isso que já lhes chamam Mulheres Guerreiras. Fazem da sua função a missão, a solidariedade, o sentido do dever, a dedicação. Colocaram na escadaria duas tarjas brancas com arco-íris com o lema que as anima, com o lema que nos anima: “Uma por todas. Todas por uma” e “Vai ficar tudo bem”.
Se dizer obrigado soa a pouco, para quem por pouco tanto faz, não encontro porém, neste momento, melhor palavra que possa expressar o apreço e gratidão que lhes é devido. Por isso, muito obrigado.
Como Misericórdia, somos uma Instituição de Solidariedade, sem fins lucrativos, cujos Órgãos Sociais são constituídos por cidadãos Voluntários. Estamos certos que estão garantidos os princípios de Missão da Associação: que tem por fim contribuir para a protecção dos cidadãos na velhice, bem como em todas as situações especiais de diminuição ou falta de meios de subsistência, ou de capacidade de trabalho, podendo, ainda, criar ou desenvolver outras modalidades de respostas sociais que correspondam às reais necessidades da população.
* Provedor .

Equipa da Misericórdia de Alhandra esquece o cansaço e o medo 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido