uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Na Misericórdia de Santarém dá-se mais atenção ao que os olhos comunicam
foto DR

Na Misericórdia de Santarém dá-se mais atenção ao que os olhos comunicam

Este ano em que a Santa Casa da Misericórdia de Santarém comemora os 520 anos da sua fundação, ficará para sempre nas nossas memórias, como um dos momentos mais atribulados das nossas vidas pessoais e institucionais. Vivemos, com intensidade, um sentimento de medo que é novo.
No princípio do ano começámos, através dos meios de comunicação a ouvir falar com mais insistência numa doença com diferentes sintomas que era transmitida pelo coronavírus. Em final de Fevereiro, perante a incerteza e o desconhecimento do comportamento/ acção deste vírus, iniciámos a construção do Plano de Contingência e, de imediato, a sua implementação.
Definimos dois conceitos básicos para o nosso funcionamento: protecção e prevenção, para todos sem excepção, se há uns que estão mais expostos, todos estão igualmente vulneráveis, por isso e com base nas nossas relações diárias, que são muito mais do que relações laborais, sensibilizámos, informámos e pusemos em andamento um novo modelo de trabalho com a colaboração de todos.
No dia 16 de Março encerrámos a Creche, o Pré-escolar e o Centro de Dia, mas o encerramento não significou, nem significa, esquecimento, mas sim desafio à atenção constante, à adequação que nos remete para o acompanhamento diário dos acontecimentos, geradores de mudanças e suscitadores de sobressaltos que fazem com que no final de cada dia, haja na expressão e no pensamento de cada um o agradecimento por mais uma batalha ganha.
No nosso léxico actual estão palavras pronunciadas regularmente, Equipamento de Protecção Individual (EPI), Isolamento Profilático e, claro, Covid-19. Esta última expressada com um tom diferente, para que não se torne tão assustadora para aqueles a quem prestamos cuidados e precisamos de incentivar para comportamentos preventivos mas simultaneamente alertar para que vamos ficar bem. Outras palavras passaram a ter uma força ainda maior: solidariedade e partilha, por isso aqui fica o agradecimento aos que diariamente fazem chegar as suas ofertas até nós: bem-hajam!
Aprendemos a dar mais atenção e mais valor ao que os olhos comunicam, percebemos que é possível sorrir e acarinhar com o olhar e isso não é a Covid-19 que nos tira, antes nos ensinou e nos remeteu para a importância do nosso: Cuidar.
Hoje, mais do que nunca, não podemos esquecer o esforço redobrado que pedimos diariamente, o cansaço do trabalho acrescido e do medo por um desconhecido que nos atemoriza precisamos de sentir que: Somos Misericórdia de Santarém, que não estamos sós, que contamos e agradecemos a uma comunidade inteira que nos apoia e incentiva a fazer a diferença na vida dos que tocamos, gerando-lhes: confiança num amanhã diferente mas com toda a certeza mais cuidado e valorizado.
Aceitamos toda e qualquer ajuda e não podemos deixar de agradecer aos que o fazem ao longo do ano, contudo agora precisamos de mais, a sua CONSIGNAÇÃO de IRS! No preenchimento da sua declaração de rendimentos pode, sem qualquer custo acrescido para si, doar 0,5% do Imposto pago ao Estado. Para tal basta colocar uma cruz no quadro 11 e escrever o NIF 500868387.
Existimos e trabalhamos para os que precisam!
Hermínio Martinho - Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Na Misericórdia de Santarém dá-se mais atenção ao que os olhos comunicam

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido