uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Arrancaram em breve as demolições  onde vai nascer o novo tribunal de VFX 

Palácio da Justiça vai ser construído no antigo complexo militar da Escola da Armada mas não deverá ficar pronto este ano.

A demolição de três edifícios na antiga Escola da Armada, em Vila Franca de Xira, onde vai nascer o novo tribunal judicial da cidade, vai começar nos próximos dias, informou o município em comunicado. As obras preparatórias para a demolição já começaram e os trabalhos devem prolongar-se até Agosto. É uma obra orçada em 189.740 euros e contempla a demolição de edificações onde em tempos funcionaram as camaratas, escola e oficinas.
A intervenção do município resulta do protocolo estabelecido com o Ministério da Justiça para a construção das futuras instalações do Tribunal Judicial de Vila Franca de Xira. A 12 de Março de 2018 a ministra da Justiça perspectivou que o novo tribunal da cidade deveria estar concluído em 2020, uma obra que permitirá o regresso da secção de comércio ao município, mas já se sabe que isso não será possível.
Na ocasião, a Câmara de Vila Franca de Xira e o Ministério da Justiça, através do Instituto de Gestão Financeira e de Equipamentos da Justiça, assinaram um protocolo que permite a construção do novo tribunal no concelho ribatejano. O equipamento vai ser construído nos terrenos da antiga Escola da Armada e irá albergar as instâncias de Trabalho, Família e Menores, Cível e Comércio.
Em 2014, na sequência da introdução de um novo mapa judiciário, o Tribunal de Comércio de Vila Franca de Xira foi deslocalizado para o município vizinho de Loures, onde ainda permanece a funcionar em contentores. Já as restantes secções estão a funcionar no edifício do actual Tribunal de Vila Franca de Xira, situado no centro da cidade, que sofre de diversos problemas de espaço e manutenção, como O MIRANTE tem reportado.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido