uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Salvaterra subsidia IPSS para reduzirem mensalidades nas creches
Hélder Esménio, presidente da Câmara de Salvaterra de Magos

Câmara de Salvaterra subsidia IPSS para reduzirem mensalidades nas creches

Apoio financeiro permite aliviar os custos das famílias e garantir a sustentabilidade financeira das instituições e o trabalho que desenvolvem no apoio a idosos.

A Câmara de Salvaterra de Magos vai celebrar protocolos com Instituições de Solidariedade Social Particulares (IPSS) que têm creches e/ou pré-escolar no concelho para permitir a redução das mensalidades das famílias e apoiar o trabalho com os idosos.
Em comunicado, a Câmara de Salvaterra de Magos afirma que foi aprovada, na última reunião do executivo municipal, a celebração de protocolos com os Centros de Bem Estar Social (CBES) de Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Marinhais e Muge, “com vista à redução de mensalidades das respostas de creche e pré-escolar e à manutenção da normalidade do trabalho que desenvolvem com os idosos”, tendo em conta a situação vivida devido à Covid-19.
No âmbito dos protocolos de cooperação as instituições apoiadas vão poder reduzir, durante quatro meses (Maio, Junho, Julho e Agosto), em 50%, o valor das mensalidades pagas pelas famílias enquanto as crianças não puderem retomar as actividades presenciais, valor que passará para 33% se, nesse mesmo período, reabrirem as creches e/ou o pré-escolar.
A decisão foi tomada na sequência de uma reunião mantida entre o presidente da câmara, Hélder Esménio, e as direcções dessas instituições, para “avaliar a situação de tesouraria das mesmas face à pandemia, ao prolongamento do estado de emergência e ao subsequente encerramento de centros de dia, creches e pré-escolas que aquelas IPSS oferecem às comunidades locais”, afirma a nota.
Hélder Esménio salienta no comunicado que, perante a “crescente vulnerabilidade das famílias” residentes no concelho, “em resultado das situações de lay-off e desemprego”, o município debateu formas de financiar estas Instituições Particulares de Solidariedade Social “para se alcançar a redução das mensalidades das crianças que estão nelas inscritas nas respostas creche e pré-escolar” e, ao mesmo tempo, “garantir a sustentabilidade destas instituições”.
Esta medida, salienta, é fundamental “para que o apoio a centenas de pessoas idosas que são acompanhadas nos seus domicílios pelas várias equipas destas IPSS não seja posto em causa”.

Câmara de Salvaterra subsidia IPSS para reduzirem mensalidades nas creches

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido