Cemitérios da região reabrem no primeiro fim-de-semana de Maio
Municípios vão permitir a entrada nesses recintos, mas com a imposição de restrições.
Os cemitérios do distrito de Santarém vão poder reabrir no primeiro fim-de-semana de Maio, embora com diversas restrições devido à pandemia do novo coronavírus. Para evitar ajuntamentos, só poderão permanecer junto às campas duas pessoas em simultâneo e vai ser estabelecido um limite de ocupação de cada cemitério, com o máximo de uma pessoa por cada 25 metros quadrados.
Os recintos não vão disponibilizar fornecimento de água nem os artigos habitualmente usados nos trabalhos de limpeza e manutenção das campas, por se considerar que são materiais de uso comum e possíveis fontes de transmissão do vírus. As instalações sanitárias vão estar encerradas.
A permanência das pessoas junto das sepulturas dos seus entes queridos deve resumir-se ao tempo considerado estritamente necessário, sendo que o incumprimento dessas regras pode levar ao encerramento imediato do cemitério. A Comissão Distrital de Protecção Civil recomenda ainda às pessoas que cumpram medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias.
Os moldes de funcionamento dos cemitérios depois do primeiro fim-de-semana de Maio ficam dependentes das directrizes que sejam estabelecidas pelo Governo, após o fim deste período de estado de emergência, que expira a 1 de Maio.