Contas de 2019 da Câmara de Almeirim com resultado positivo de 2,6 milhões de euros
Execução orçamental foi superior a 85%. O saldo de gerência vai reforçar o orçamento deste ano.
A Câmara Municipal de Almeirim terminou o ano de 2019 com um resultado positivo de 2,6 milhões de euros, valor que vai ser incorporado no orçamento da autarquia deste ano. A dívida do município ronda os seis milhões de euros, valor dos mais altos dos últimos anos mas que o presidente Pedro Ribeiro diz ser “perfeitamente controlável”. Tal deve-se, em grande parte, à aquisição de património, já que o município praticamente não tem dívidas a fornecedores, estando a pagar a três dias.
O autarca diz que, em relação a 2020, o município tem alguma margem orçamental, estando, devido às medidas que tem vindo a adoptar fruto da pandemia da Covid-19, a fazer opções. Essas opções passam por alocar para apoio social e prevenção verbas previstas para festas, almoços de idosos e apoio a clubes, colectividades e associações. Como exemplo, apontou o facto de este ano o apoio social ir crescer dos cerca de 400 euros para os 1.200 euros/ano por agregado familiar. Pedro Ribeiro afirma que o orçamento de 2019 permitiu a concretização de várias obras que beneficiaram de apoios comunitários, como escolas.
Em 2019 foi ainda concluída a mudança de toda a iluminação pública do concelho por sistema LED, num investimento superior a 1,2 milhões de euros, que “permite poupar centenas de milhares de euros/ano e evitar lançar para a atmosfera centenas de quilogramas de CO2”, acrescentou. O autarca referiu ainda a conclusão das obras nas piscinas municipais, um investimento superior a 500 mil euros, e a inauguração do novo edifício do tribunal cujas obras foram realizadas pelo Ministério da Justiça num imóvel adquirido pelo município.