uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Contas de 2019 da Câmara de Almeirim com resultado positivo de 2,6 milhões de euros
Pedro Ribeiro

Contas de 2019 da Câmara de Almeirim com resultado positivo de 2,6 milhões de euros

Execução orçamental foi superior a 85%. O saldo de gerência vai reforçar o orçamento deste ano.

A Câmara Municipal de Almeirim terminou o ano de 2019 com um resultado positivo de 2,6 milhões de euros, valor que vai ser incorporado no orçamento da autarquia deste ano. A dívida do município ronda os seis milhões de euros, valor dos mais altos dos últimos anos mas que o presidente Pedro Ribeiro diz ser “perfeitamente controlável”. Tal deve-se, em grande parte, à aquisição de património, já que o município praticamente não tem dívidas a fornecedores, estando a pagar a três dias.
O autarca diz que, em relação a 2020, o município tem alguma margem orçamental, estando, devido às medidas que tem vindo a adoptar fruto da pandemia da Covid-19, a fazer opções. Essas opções passam por alocar para apoio social e prevenção verbas previstas para festas, almoços de idosos e apoio a clubes, colectividades e associações. Como exemplo, apontou o facto de este ano o apoio social ir crescer dos cerca de 400 euros para os 1.200 euros/ano por agregado familiar. Pedro Ribeiro afirma que o orçamento de 2019 permitiu a concretização de várias obras que beneficiaram de apoios comunitários, como escolas.
Em 2019 foi ainda concluída a mudança de toda a iluminação pública do concelho por sistema LED, num investimento superior a 1,2 milhões de euros, que “permite poupar centenas de milhares de euros/ano e evitar lançar para a atmosfera centenas de quilogramas de CO2”, acrescentou. O autarca referiu ainda a conclusão das obras nas piscinas municipais, um investimento superior a 500 mil euros, e a inauguração do novo edifício do tribunal cujas obras foram realizadas pelo Ministério da Justiça num imóvel adquirido pelo município.

Contas de 2019 da Câmara de Almeirim com resultado positivo de 2,6 milhões de euros

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido