uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Já morreram 5 idosos dos 67 infectados no lar da Misericórdia de Alverca
O lar da Associação Misericórdia de Alverca foi evacuado a 18 de Abril após serem conhecidos os resultados dos testes

Já morreram 5 idosos dos 67 infectados no lar da Misericórdia de Alverca

Morreram cinco idosos do lar da Associação Misericórdia de Alverca depois de terem contraído a Covid-19 havendo ainda mais 62 utentes e funcionários infectados.

A pandemia de Covid-19 já causou cinco mortos no lar da Associação de Assistência e Beneficência Misericórdia de Alverca, que registou até ao momento 67 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, entre utentes (47) e funcionários (20). A informação foi confirmada na terça-feira a O MIRANTE pelo presidente da instituição, João Simões, que revelou ainda que as vítimas eram utentes que sofriam de outras patologias associadas.
As mortes estão “relacionadas maioritariamente com outros problemas de saúde” e “não com problema respiratórios”, provocados pela Covid-19, referiu o dirigente, sublinhando que num dos casos o utente teve alta hospitalar, “por ausência de sintomas da doença provocada pelo vírus SARS-coV2.
O dirigente deixou ainda um grito de alerta, afirmando a O MIRANTE que há um “esgotamento de recursos” humanos e se vive num ambiente de ansiedade constante. O lar tem neste momento ao serviço 25 trabalhadores, alguns contratados pela Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito de um protocolo com a Segurança Social.
João Simões pede às famílias dos utentes compreensão neste momento de desespero. “A nossa diretora técnica e a nossa assistente social têm feito um esforço enorme para o contacto com todas as famílias”, afirma, adiantando que começaram na segunda-feira a ser feitas videochamadas entre utentes e os seus familiares.

Novos infectados regressaram ao lar
Paralelamente, o lar que alberga um total de 64 utentes, mais 20 numa outra dependência, conheceu no domingo, 26 de Abril, mais oito novos casos positivos em utentes e um respeitante a uma funcionária, depois de os testes terem sido repetidos por aparecimento de sintomas da doença. Os novos infectados pertenciam ao grupo que inicialmente tinha testado negativo e que foi evacuado para uma unidade hoteleira depois de o lar ter registado 58 casos positivos de Covid-19.
Depois de diagnosticados, os oito idosos foram transferidos para as instalações do lar, juntando-se aos restantes utentes infectados. Na unidade hoteleira requisitada pela Câmara de Vila Franca de Xira permanecem em quarentena 19 utentes não infectados e respectivo pessoal de apoio. A autarquia garantiu em comunicado que os quartos de hotel onde dormiam os novos infectados, assim como as viaturas utilizadas para os transportar, já foram desinfectadas por uma empresa especializada.

Já morreram 5 idosos dos 67 infectados no lar da Misericórdia de Alverca

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido