Rendas de lojas no mercado de Alcanena vão aumentar 25%
A Câmara de Alcanena aprovou a actualização do valor das rendas das lojas a praticar no remodelado mercado municipal. As lojas com 36 metros quadrados (m2) irão ter um valor de renda de 271 euros quando anteriormente era de 217 euros. Há ainda um espaço com 44 m2 que irá ter o valor de 320 euros. Um espaço destinado a um snack-bar, com 173 m2 e uma antecâmara, vai ter uma renda de 792 euros. A empresa municipal Aquanena vai ocupar três lojas do mercado, cuja totalidade da área será de 95 m2, e vai pagar uma renda de 699 euros. Todos os espaços em redor do mercado vão poder ter esplanada, um acréscimo à área que não existia.
O espaço, que recebeu obras de requalificação, deve reabrir em Julho, segundo a previsão da autarquia, embora ainda não avance com um dia específico. A aplicação das rendas teve como critério a área das lojas. Neste momento, há ainda 10 espaços vagos. Os valores a aplicar aos vendedores das bancas ainda estão a ser avaliados e serão discutidos na próxima reunião de câmara, a 15 de Junho.
A decisão foi aprovada na reunião de 1 de Junho, por maioria, uma vez que os dois vereadores da coligação Cidadãos por Alcanena (PSD/CDS/MPT) abstiveram-se por não ter havido uma consulta prévia com os comerciantes que vão ocupar os espaços.
A presidente de Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, garante que apesar de não ter havido uma reunião formal todos os lojistas foram informados que haveria aumento de rendas. Recorde-se que as obras de requalificação do mercado arrancaram em Novembro de 2018 e tinham um prazo de execução de um ano, com um orçamento de um milhão e 600 mil euros. O prazo da empreitada derrapou e a obra deve ser entregue em Julho.