uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovem de Abrantes precisa de uma nova cadeira de rodas
foto DR João Miguel Rodrigues sofre de paralisia cerebral

Jovem de Abrantes precisa de uma nova cadeira de rodas

João Miguel Rodrigues sofre de paralisia cerebral e usa uma cadeira de rodas velha e danificada que lhe aumenta o desconforto no dia-a-dia. A família tem apelado à solidariedade da comunidade para lhe dar um equipamento novo.

João Miguel Rodrigues, de 16 anos, necessita urgentemente de uma nova cadeira de rodas. O jovem de Rossio ao Sul do Tejo, concelho de Abrantes, sofre de paralisia cerebral e tem uma cadeira de rodas já com muitos anos e muito danificada que já está inadequada para o uso a que se destina. Para minorar o desconforto o jovem senta-se agora em cima de uma esponja e de uma almofada.
A mãe, Marta Rosário, criou uma página nas redes sociais para divulgar a situação e apelar ao espírito solidário de quem queira ajudar, mas em dois meses apenas conseguiu angariar 539 euros. “Tínhamos alguns eventos já agendados, mas com isto do vírus foi tudo cancelado”, adianta ao nosso jornal. Marta Rosário diz que já pediu à Segurança Social para que financiasse a compra da cadeira de rodas, mas informaram-na que o processo vai ser demorado.
A mãe de João Miguel Rodrigues trabalha como assistente operacional e recebe o ordenado mínimo nacional. Vive com mais um filho, de 17 anos, e não tem condições financeiras para comprar uma cadeira de rodas nova. Além da cadeira de rodas, cujo custo refere ser de 5.442 euros, diz necessitar também de uma cadeira de banho que custa 1.074 euros.
Foi depois de ter entrado em contacto com Ilda Jesus, mãe de Vítor Casola, outro jovem com paralisia cerebral, que conseguiu adquirir uma cadeira de rodas nova graças a uma campanha de solidariedade, que Marta Rosário decidiu criar uma página nas redes sociais: “Ajudem o nosso Jokinha”. O objectivo é divulgar as iniciativas e os dados do IBAN da conta solidária para quem queira ajudar.
João Miguel Rodrigues nasceu prematuramente e foi-lhe diagnosticada paralisia cerebral ainda com poucos meses de vida após ter tido uma paragem cardio-respiratória. “Era um alívio vê-lo numa nova cadeira de rodas. Sei que cada dia que passa se complica a saúde do meu filho”, refere a mãe.

Jovem de Abrantes precisa de uma nova cadeira de rodas

Mais Notícias

    A carregar...