uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sucesso das empresas está na capacidade de visão e na motivação da equipa
Vera Cruz aprendeu sobre o funcionamento automóvel e diz que hoje sabe tudo sobre carros

Sucesso das empresas está na capacidade de visão e na motivação da equipa

Vera Cruz trabalha na Mercar desde 2006 e há cerca de cinco anos é responsável pelas áreas de Qualidade, Marketing e Compras da empresa. Quando começou teve que aprender tudo sobre automóveis porque apenas sabia o essencial para conduzir um veículo. Apesar de trabalhar num sector maioritariamente masculino não sente diferença no tratamento. Nos tempos livres aproveita para estar com os filhos e cozinhar, que considera a sua terapia de relaxamento.

Em criança sonhava ser veterinária e nas férias de Verão gostava de trabalhar com os pais no campo. No início da vida adulta decidiu tirar o bacharelato em Engenharia e Gestão Industrial. Terminou o curso na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes em 2006 e começou a estagiar na área de Qualidade da Mercar (Sociedade Portuguesa de Comércio e Reparações de Automóveis Lda.), onde tem feito todo o seu percurso profissional. Desde 2015 é a responsável de Qualidade, Marketing e Compras.
Para Vera Cruz as empresas passam por várias fases ao longo dos anos, por isso defende que o sucesso está na capacidade de visão da organização, centrada na rentabilidade, volume e qualidade, tendo sempre uma equipa motivada e profissional.
Os seus dias são uma correria mas faz questão de fazer algumas paragens para confirmar se está tudo a ser feito de acordo com a satisfação do cliente. É a responsável por controlar e seguir os indicadores da marca a nível da satisfação dos clientes, assim como os procedimentos dos vários sectores de modo a que estejam sempre salvaguardadas as condições ideais de trabalho de todos os colaboradores. Todo o marketing da Mercar passa pelas suas mãos e a empresa está presente nos meios e plataformas de comunicação com a criação de campanhas de publicidade e divulgação de produtos.
A trabalhar numa empresa de automóveis Vera Cruz teve de aprender tudo sobre carros. “Quando comecei a trabalhar na Mercar um carro, para mim, tinha um volante, três pedais, quatro rodas, como para quase todas as mulheres. Tive que aprender o funcionamento das viaturas, as peças, cilindradas, cavalos, os equipamentos que o compõem e as avarias que podem ocorrer. Hoje sei tudo sobre carros”, garante. Apesar de trabalhar numa área maioritariamente masculina não sente diferença de tratamento. “Sou tratada com respeito e igualdade”, acrescenta.
Natural de Avelar, no concelho de Ansião, distrito de Leiria, Vera Cruz gosta de viver em meios pequenos. Uma das melhores memórias da sua infância é brincar na rua, respirar o ar mais puro do que aquele que existe nos grandes centros urbanos. Quando se mudou para Abrantes, apesar de ser cidade, gostou da proximidade que existe entre a população. “É uma cidade pequena onde todos se conhecem. Há mais qualidade de vida e só o facto de não haver muito trânsito faz com que tenhamos mais tempo para estar com a família e até o trabalho é mais produtivo”, refere.
Mãe de dois filhos, um menino com cinco anos e uma menina de oito meses, os últimos tempos têm sido passados em casa a tomar conta das crianças devido à pandemia de Covid-19. Diz que o vírus paralisou o mundo mas confessa ter mais tempo para estar com os filhos e vão ser tempos que vão ficar na memória sobretudo dos filhos, uma vez que os pais passaram mais tempo com eles. Vera adora cinema mas desde que o filho mais velho nasceu não assiste a um filme na grande tela. “Nem me lembro do último filme que fui ver ao cinema”, confessa com um sorriso. Aproveita os tempos livres em casa para ver filmes e séries quando os filhos não ocupam a televisão com desenhos animados.
Uma das suas terapias preferidas é cozinhar. Gosta de dar o seu toque a todas as receitas, embora nem sempre haja tempo para grandes elaborações. Bolos e doces são a sua especialidade e aproveita o fim-de-semana para fazer o gosto ao dedo. Outra das suas paixões são as viagens. A que mais a marcou foi um cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo. Andar num barco que parece uma cidade, onde existe tudo, e conhecer novas regiões e culturas diferentes em sete dias foi inesquecível. A sua viagem de sonho seria às Maldivas mas também gostava de conhecer o Brasil, México, Cuba e alguns países europeus.

Sucesso das empresas está na capacidade de visão e na motivação da equipa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido