uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Governo questionado sobre poluição na ribeira da Boa Água
Imagem da manifestação de Setembro de 2016 que juntou populares e autarcas

Governo questionado sobre poluição na ribeira da Boa Água

Deputados do PSD dirigiram uma série de perguntas ao ministro do Ambiente por considerarem que a situação tem piorado nesse curso de água que passa próximo de Torres Novas.

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém questionaram o ministro do Ambiente sobre a ribeira da Boa Água, em Torres Novas, alegando que a poluição tem vindo a piorar. Isaura Morais, João Moura e Duarte Marques referem que, em Julho de 2017, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, propostas de resolução de vários partidos que instavam o Governo à adopção de medidas para a resolução dos problemas ambientais do rio Almonda e em particular a situação crítica da ribeira da Boa Água, seu afluente.
Uma discussão provocada pela petição assinada por 5.700 cidadãos, que reclamavam o fim das agressões ambientais naquele curso de água, que diariamente descarrega efluentes “envenenados” para o Almonda, cuja água é depois utilizada na rega dos campos agrícolas a jusante e vai parar à Reserva Natural do Paul do Boquilobo. 
“Nas localidades do Carreira da Areia, Pintainhos e mais a jusante, até ao Nicho dos Riachos, já na cidade de Torres Novas, o ar continua a ser, em muitos dias, irrespirável, os moradores não podem sair à rua e estão completamente privados de uma vida normal, e mesmo a abandonar as suas residências, por conta de uma acção poluidora, reiterada, documentada, mas que ninguém parece conseguir travar”, afirmam na missiva enviada ao ministro João Pedro Matos Fernandes.
Os deputados pretendem saber o que tem feito a Agência Portuguesa do Ambiente, a Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e os serviços sob tutela do Ministério do Ambiente pela resolução dos problemas ambientais da ribeira da Boa Água.
No mesmo documento os deputados afirmam ainda que após a ordem de encerramento da empresa tida como maior fonte poluidora, esta continua a laborar, “em total desrespeito pela autoridade pública” E questionam se foi suspensa a autorização de descarga de águas residuais e qual o trabalho inspectivo e fiscalizador que tem sido desenvolvido perante novas e continuadas descargas poluidoras.
Interrogam ainda o ministro do Ambiente se tem conhecimento de alguma articulação entre o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e o Município de Torres Novas.

Governo questionado sobre poluição na ribeira da Boa Água

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido