uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fossa continua a causar mau ambiente no centro de Santarém
António Dias pede limpeza urgente dos excrementos na garagem

Fossa continua a causar mau ambiente no centro de Santarém

Prédio de habitação já está ligado à rede de esgotos, mas falta removerem os excrementos acumulados na fossa. Moradores continuam a queixar-se dos maus cheiros e presença constante de insectos.

Um prédio localizado na Avenida dos Combatentes, no centro de Santarém, que não tinha os esgotos ligados à rede de saneamento básico já tem esse problema resolvido, mas falta escoar e limpar a fossa séptica, situada numa garagem, que recebia os dejectos dos moradores. Alguns moradores da zona continuam a queixar-se dos maus cheiros e da proliferação de insectos e ratazanas derivados dessa situação de insalubridade. A empresa municipal Águas de Santarém confirma que o prédio já foi ligado à rede de saneamento básico e que, quanto à fossa, a situação está a ser monitorizada.
António Dias, residente na rua há mais de década e meia a paredes meias do prédio, refere que, apesar de ter sido feita a ligação aos esgotos públicos e tapado o acesso da garagem, ficou a faltar a limpeza e selagem da entrada traseira do espaço. “Isto é uma vergonha. São tantos mosquitos que nem posso abrir portas e janelas”, confessa o morador a O MIRANTE. O reformado adianta que, apesar do prédio nunca ter tido condições de habitabilidade, o proprietário do imóvel continua a arrendá-lo a duas famílias de nacionalidade indiana.
O reformado, de 84 anos, que sofre de problemas de saúde, conta que já expôs a situação à Câmara de Santarém e que, depois de muita insistência, conseguiu que marcassem uma reunião com o chefe de divisão de gestão urbanística do município, no próximo dia 23 de Junho. “Se não resolverem este problema vou ter de agir de outra forma. Isto não pode continuar assim. Estamos a falar de um caso de saúde pública”, confessou António Dias.
Em Outubro do ano passado O MIRANTE noticiou que o presidente do município tinha estado no local e prometeu a António Dias que a autarquia ia notificar o proprietário do imóvel para resolver a situação. Também a direcção de operações da empresa municipal Águas de Santarém referia que tinha sido detectada uma situação de incumprimento por falta de ligação do prédio à rede de saneamento básico e que o cliente tinha sido notificado para solicitar orçamento de ramal.

Fossa continua a causar mau ambiente no centro de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido