
Terreno da junta transformado em lixeira ilegal em Cortiçóis
Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo já apresentou várias queixas ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, mas continuam as descargas de lixo naquele local.
Um terreno da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo situado em Cortiçóis está transformado numa lixeira ilegal. O espaço até está vedado por uma vala mas há vários anos que populares continuam a ir ali depositar desde móveis a plásticos e entulho de construção civil. A última vez foi na sexta-feira, 12 de Junho. A presidente da junta, Cândida Lopes, admite estar farta da situação, que é recorrente.
“Estamos a pintar o cemitério de Foros de Benfica. Agora vamos ter de parar os serviços para vir limpar e fazer a devida triagem disto para levar para a Estação de Transferência da Raposa”, referiu a autarca a O MIRANTE. Cândida Lopes adianta que a autarquia permite às pessoas que depositem sobrantes vegetais como ramos ou arbustos no local e, muitas vezes, até deixam o reboque na casa das pessoas para elas carregarem de vegetação e depois trazerem para ali. A mesma facilidade acontece com o resto do lixo, referindo que basta os populares contactarem a junta que vai buscar os resíduos onde se encontram. “Só no dia 12 de Junho levámos cerca de dez mil quilos de lixo daqui. É só ligarem para a junta que nós ajudamos”, diz. A junta já apresentou várias queixas ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, mas as pessoas vão continuando a prevaricar e a descarregar o lixo naquele local. Cândida Lopes não tem dúvidas que, enquanto não houver uma medida extrema, a situação vai manter-se. “Isto já vem de há anos e é uma coisa ingrata para a junta. Não podemos deixar que aconteça mais”, desabafa.
