
Vandalismo anti-taurino em VFX
Câmara de Vila Franca de Xira apresentou queixa às autoridades
A Câmara de Vila Franca de Xira apresentou queixa formal junto das autoridades competentes por causa dos actos de vandalismo praticados nas pinturas urbanas do artista plástico Vile que estão no caminho pedonal ribeirinho da cidade. A 13 de Junho desconhecidos pintaram a palavra “merda” por cima de uma imagem da praça de toiros Palha Blanco e pedem “morte aos toureiros”.
É a terceira vez que este tipo de mensagens anti-taurinas são pintadas nas imediações da praça. Da última vez as inscrições foram feitas na própria praça de toiros e numa das vezes até o monumento ao forcado foi vandalizado. O município já veio manifestar o seu repúdio pela situação, considerando que demonstram “total desrespeito por estes símbolos culturais, pelo trabalho do artista local que os criou e pela própria população do concelho”.
Além da pintura na praça de toiros os vândalos destruíram também uma imagem de Alves Redol e Álvaro Guerra, vultos da cultura daquele concelho. As pinturas de Vile tinham sido retocadas uma semana antes para aparecerem num programa televisivo.
