uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A Educação mais perto do que deve ser
foto DR Mário Santos - Diretor do Agrupamento de Escolas de Benavente

A Educação mais perto do que deve ser

Mário Santos - Diretor do Agrupamento de Escolas de Benavente.

Vivemos tempos únicos. O que é certo hoje, amanhã poderá não ser. Queríamos as escolas cheias de alunos para que convivessem e estivessem num ambiente educativo, cativante e desafiador. Hoje não queremos os alunos na escola. Não queremos enquanto pais, enquanto educadores, enquanto sociedade. Salvo se estritamente necessário e cumprindo as regras de distanciamento e segurança.
À distância os professores inseguros enviam tarefas a metro, os pais envolvem-se na educação dos filhos como nunca (alguns) estando presentes nas sessões síncronas, mantendo uma distância nem sempre segura, fruto da sua insegurança relativamente ao trabalho dos filhos, da escola, …do seu próprio trabalho.
E a Educação onde fica? A aprendizagem de todos os conteúdos? Como se cada aluno tivesse de saber tudo, uma enciclopédia andante, mas pouco pensante. Onde fica a aprendizagem do ser enquanto ser, do saber pensar, agir… Onde fica a escola que procura que as crianças tenham perguntas? Para já a escola só exige das crianças respostas…
Não posso deixar de agradecer à comunidade que facilitou a entrega e recolha de materiais para alunos. Sobretudo à Câmara Municipal de Benavente que, além do serviço de correio prestado, adquiriu computadores portáteis e ligações à Internet em número suficiente para que os dois agrupamentos de escola do município os fizessem chegar aos alunos com maior dificuldade em acompanhar o trabalho da escola à distância. Algumas empresas e particulares deram também o seu contributo na cedência de materiais.
O Agrupamento de Escolas de Benavente é um agrupamento de 10 escolas, do pré escolar ao 12º ano, dos cursos para prosseguimento de estudos aos cursos de via profissionalizante. Tem 2000 alunos e cerca de 300 adultos, entre docentes e não docentes, que diariamente trabalham para que a Educação aconteça. Desenvolvemos projetos na área do Desporto, da Música, Bibliotecas Escolares, Rádio e Teatro. Estamos presentes em diversas iniciativas das autarquias. Praticamos Voluntariado e Solidariedade junto de quem precisa e representamos o país internacionalmente através de projetos inovadores no âmbito do Erasmus +.
Nem sempre é fácil chegar a todo o lado, mas quero passar a ideia que este Agrupamento de Escolas (e acredito que outros) faz a Educação acontecer na nossa comunidade, junto dos pais e alunos. Agradeço a todos o esforço e capacidade de reinventar a Educação sabendo que esta está hoje mais perto do que deve ser.

A Educação mais perto do que deve ser

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido