uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tomografia 3D – Denticare na Vanguarda da Tecnologia 
foto DR Diogo Baptista - Médico Dentista - Director Clínico DENTICARE – Santarém

Tomografia 3D – Denticare na Vanguarda da Tecnologia 

Diogo Baptista - Médico Dentista - Director Clínico DENTICARE – Santarém*

Para um correto diagnóstico e plano de tratamento em Medicina Dentária é fundamental a recolha de inúmeros dados clínicos e imagiológicos.
A evolução tecnológica permitiu desenvolver uma máquina que, através de um equipamento rotativo de raios-X combinado a um computador digital, obtém imagens tridimensionais dos maxilares, fundamentais para a deteção de detalhes específicos das estruturas orais do paciente, muitas vezes omitidos em exames tradicionais a 2D.
A tomografia computadorizada de feixe cónico (CBCT) é uma técnica de imagiologia médica composta por tomografia computadorizada de raios-X, onde os raios-X são divergentes, formando um cone, emitindo menos radiação e com mais rapidez que uma TAC convencional.
Com uma resolução entre 0,1-0,2 mm, a precisão das imagens é excecional. Este aspeto torna-se fundamental quando realizamos planificação cirúrgica para a qual precisamos de total exatidão da dimensão e posição das estruturas anatómicas tais como: osso alveolar, nervos e vasos.
De entre as diversas vantagens o CBCT permite-nos o planeamento de Cirurgia Guiada de Implantes, técnica inovadora que permite aumentar o rigor e precisão do planeamento e execução de todo o procedimento.
Para o efeito, antes da cirurgia são realizados moldes idênticos à boca do paciente e é realizado o CBCT para que seja possível estudar o caso num software específico e desenhada a guia cirúrgica baseada no estudo prévio.
Esta técnica oferece muitos benefícios, tais como maior precisão, segurança e previsibilidade do tratamento e menor tempo de cirurgia e recuperação pós-operatória.
Na Clínica Denticare dispomos de um dos Tomógrafos 3D mais recentes do mercado. Não adie o seu sorriso sorria com confiança.
*Especialista em Reabilitação Oral pela FMD – Universidade de Lisboa.

Tomografia 3D – Denticare na Vanguarda da Tecnologia 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido