uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
António João Ferreira vai dirigir Escola  de Toureio José Falcão em VFX
foto DR António João Ferreira (à esquerda) é a figura de confiança de Victor Mendes para comandar a principal escola de toureio do país

António João Ferreira vai dirigir Escola  de Toureio José Falcão em VFX

Matador de toiros tem 36 anos e é natural de Santarém


O matador de toiros António João Ferreira, 36 anos, é o novo rosto escolhido pela direcção e pelo antigo toureiro Victor Mendes para dirigir a Escola de Toureio José Falcão, de Vila Franca de Xira. A escola justifica a escolha de António João Ferreira por ser “a pessoa de confiança” de Victor Mendes e agradece ao bandarilheiro David Antunes “todo o empenho e dedicação” que deu à escola vilafranquense nos últimos anos.
António João Ferreira tem 36 anos, nasceu em Santarém mas foi em Vila Franca de Xira que se formou como toureiro e como homem, conforme afirmou numa entrevista a O MIRANTE em 2008. Na altura tinha-se tornado no mais jovem matador de toiros do país. Tirou a alternativa a 22 de Julho de 2008 e sempre foi um apaixonado pelo toureio a pé e pela vida do campo.
O gosto pela festa surgiu com um tio que o criou. A sua vida mudou quando saiu de Santarém e entrou, precisamente, na Escola de Toureio de Vila Franca de Xira. Na altura aprendeu com o mestre José Júlio. “Passava os dias em Vila Franca. Vivia para aprender a tourear. Quando comecei não sabia quase nada e fui evoluindo sempre com vontade de aprender mais. Seguia todos os passos dos bandarilheiros. Adorava a forma como falavam com o toiro, os passes de capote, toda aquela arte. Comecei a ganhar o gosto mas em Santarém não tinha onde aprender e foi mais complicado. Mudar-me para Vila Franca e entrar na Escola de Toureio José Falcão foi um momento decisivo na minha vida”, contava.

António João Ferreira vai dirigir Escola  de Toureio José Falcão em VFX

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido