uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Despedimento colectivo na Platex em Tomar
Os problemas na fábrica da IFM têm sido recorrentes há vários anos. Na imagem, de Julho de 2010, trabalhadores manifestam-se em Tomar pela reactivação da fábrica

Despedimento colectivo na Platex em Tomar

A IFM – Indústria de Fibras de Madeira, mais conhecida por Platex, vai despedir de uma só vez 27 trabalhadores. Um assunto que foi muito discutido na última Assembleia Municipal de Tomar que aprovou uma moção para dar a conhecer ao Governo o drama da empresa.



A administração da IFM – Indústrias de Fibras de Madeira, também conhecida por Platex, vai despedir colectivamente 27 dos 67 trabalhadores da empresa. Dos trabalhadores despedidos, cerca de uma dezena são operadores de máquinas o que indica, à partida, que o futuro da unidade industrial pode ter os dias contados.
O assunto foi muito debatido na última Assembleia Municipal de Tomar que se realizou na sexta-feira, 31 de Julho. Foi apresentada uma moção pela CDU, aprovada por unanimidade, que pretende dar a conhecer ao Governo o drama que esta empresa e os seus trabalhadores estão a viver.
Paulo Macedo, eleito pela CDU, diz que a situação é de lamentar e que este despedimento colectivo põe em causa a existência da empresa. O autarca refere ainda que a empresa é muito importante para o país e para o mercado internacional uma vez que o produto (placas em madeira) que ali é fabricado é único em Portugal. Paulo Macedo afirma que a Platex viveu desde sempre situações delicadas e que a sua administração nunca se preocupou em investir e modernizar os serviços, prova disso são os equipamentos que permanecem os mesmos há mais de uma dezena de anos.
Recorde-se que a Platex, localizada em Valbom, Tomar, já viveu muitos episódios conturbados ao longos dos seus mais de 60 anos de história. O último foi em Março deste ano quando a administração decidiu atribuir novos horários que colocavam os profissionais a trabalhar 12 horas por dia. A empresa também já passou por um processo de insolvênciaem 2010.

Despedimento colectivo na Platex em Tomar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido