uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O Ribatejo visto pelas empresas exportadoras
A Mitsubishi, no Tramagal, é a maior empresa exportadora da região

O Ribatejo visto pelas empresas exportadoras

O que exportamos, para onde exportamos e de onde exportamos; este é o título de um estudo apresentado pela NERSANT que mostra a importância da região e de algumas empresas sediadas no Ribatejo.

A NERSANT apresentou aos sócios um estudo que caracteriza o sector das exportações das empresas ribatejanas relativamente aos anos 2017, 2018, 2019 e primeiro trimestre de 2020. Os resultados são positivos e acompanham a média nacional.
Benavente assumiu-se em 2019 como o concelho mais exportador atingindo os 322 milhões de euros e ultrapassando Abrantes que tinha sido o concelho mais exportador em 2017 e 2018.
Entroncamento, Ourém e Golegã foram os que mais cresceram. Sardoal, Salvaterra de Magos e Tomar foram os que perderam mercado.
As empresas da região ribatejana exportaram, em 2019, 2.664 tipos diferentes de produtos. Eis uma listagem por concelho que caracteriza os ramos de negócio e a sua importância no território onde estão instalados: Abrantes tem predominância nos produtos associados à indústria automóvel; Alcanena faz o pleno com todos os produtos associados à indústria do couro; Almeirim tem uma clara vocação para o vinho. Alpiarça ganha mercado nos produtos hortícolas; Benavente vive da indústria do tomate, assim como o Cartaxo que também apresenta bons números na exportação de vinho. Chamusca só tem o milho e Constância só tem pasta de papel; Coruche lidera com o arroz e Ferreira do Zêzere com os alimentos para cães e gatos; Entroncamento tem predominância da indústria cerâmica e do vinagre; Golegã vive essencialmente das exportações ligadas quase em exclusividade aos molhos, vinagres, ketchup e mostarda; Mação é o concelho do azeite; em Ourém os principais produtos de exportação encontram-se na indústria dos calcários e da madeira. Em Rio Maior predominam os produtos de padaria e pastelaria e as areias siliciosas; em Salvaterra de Magos a liderança reparte-se entre os preparados para a alimentação animal e o arroz; As exportações em Santarém são lideradas pelas cervejas de malte e pelos colchões; em Tomar a indústria da madeira leva vantagem sobre todas as outras; A indústria do papel ocupa, naturalmente, um papel de destaque no concelho de Torres Novas, em particular o papel higiénico e os lenços!
Quanto aos mercados de destino verifica-se que em 2019 as empresas da região exportaram para 155 mercados diferentes. Espanha concentra 25% do total das exportações que também chegam a países como Ilhas Caimão, Maldivas, Bermudas, Chade, Myanmar, Belize, Uganda, Djibouti, entre outros.
O estudo da Nersant concluiu que as empresas devem prosseguir a procura de novos mercados e de diversificação do destino das exportações apontando também os 50 principais mercados de destino das exportações e os cinco principais em cada concelho.

O Ribatejo visto pelas empresas exportadoras

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido