uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Coruche sem procissão leva a santa às aldeias do concelho 
António Cabecinhas Mendes

Coruche sem procissão leva a santa às aldeias do concelho 

Pela primeira vez na história a procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo não vai realizar-se. Este ano a imagem será transportada numa carrinha adaptada que vai andar em digressão durante quatro dias.

As festas em honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, vão ser assinaladas em moldes diferentes devido às restrições provocadas pela pandemia Covid-19. Ainda assim, e apesar da tradicional procissão não se realizar, a imagem de Nossa Senhora do Castelo irá percorrer o concelho durante quatro dias. A Irmandade de Nossa Senhora do Castelo adaptou uma carrinha onde a santa irá ser colocada e transportada entre os dias 12 e 15 de Agosto. “Era impensável a imagem de Nossa Senhora do Castelo não sair à rua. Os registos de 500 anos de procissão referem que a santa nunca deixou de sair mesmo no ano da gripe espanhola em 1918. Sentimos que tínhamos que encontrar uma alternativa”, explica o juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, António Cabecinhas Mendes.
A digressão pelas freguesias começa no dia 12 de Agosto, pelas 17h30, e vai percorrer Fajarda, Biscainho, Branca, Malhada Alta, Salgueirinho e Rebocho. No dia 13 de Agosto, a partir das 18h00, a santa passará por Santana do Mato, Montinhos dos Pegos, Azervadinha e Couço. No dia 14 de Agosto, também pelas 18h00, a imagem passará por Várzea de Água, Bunheira, Zebrinho, Foros da Azerveira, Ovelhas, Zebro, Lamarosa, Frazão e Erra. No dia 15 de Agosto a visita da santa será feita pela vila de Coruche, a partir das 18h00. No fim do percurso a santa regressa à Igreja de Nossa Senhora do Castelo e será feita, na esplanada do castelo, a bênção dos campos, como é tradição.
O ritual religioso é ainda composto pelas novenas, nove noites de oração entre os dias 6 e 14 de Agosto, sempre às 21h30. Este ano com a particularidade de os lugares dentro da igreja estarem limitados a uma pessoa por banco, com excepção de pessoas que façam parte do mesmo agregado familiar. No interior da igreja e da tenda é obrigatório o uso de máscara. Nos dias 12, 13 e 14 de Agosto durante a reza da novena a imagem de Nossa Senhora do Castelo será colocada na esplanada do castelo.

Duas touradas a 16 e 17 de Agosto
Este ano não haverá concertos ou tasquinhas que animam a vila, bem como as tradicionais largadas de toiros. Apenas constam do programa duas corridas de toiros, nos dias 16 e 17 de Agosto, pelas 21h30. Também nestes espectáculos as entradas são limitadas e é obrigatório o uso de máscara. Ambas as corridas terão apenas quatro toiros a lide, sendo que o preço dos bilhetes será mais reduzido que o habitual.

Coruche sem procissão leva a santa às aldeias do concelho 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido