uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
PSD não conseguiu pôr assembleia municipal  a dizer que Tomar não é racista
Moção apresentada pelo PSD fracturou as bancadas da assembleia de Tomar

PSD não conseguiu pôr assembleia municipal  a dizer que Tomar não é racista

O racismo foi o assunto mais discutido na última Assembleia Municipal de Tomar. PSD apresentou a moção “Tomar não é racista” depois da eleita do BE ter dito na sessão anterior que Tomar era das cidades mais racistas que conhecia. Moção foi rejeitada, situação que deixou em polvorosa a bancada social-democrata.



O tema do racismo está na ordem do dia e em Tomar a realidade não é diferente. A última assembleia municipal foi em grande parte ocupada por este assunto depois da bancada do PSD (Partido Social Democrata) ter apresentado a moção “Tomar não é racista”.
A proposta surge depois da eleita do Bloco de Esquerda (BE), Maria da Luz, ter afirmado na assembleia municipal anterior que Tomar é das cidades mais racistas que conhece. A deputada deu a mão à palmatória e na última sessão, que se realizou na sexta-feira, 31 de Julho, no auditório da biblioteca municipal, admitiu que não foi muito hábil na escolha das palavras mas que mantém a ideia de que há racismo em Tomar. A autarca desabafou ainda que tem sido vítima de ameaças de pessoas ligadas a outros partidos por causa dessas afirmações.
A moção foi rejeitada com os votos contra do PS (Partido Socialista), CDU (Coligação Democrática Unitária) e BE, situação que deixou a bancada do PSD muito agitada. João Tenreiro, ex-vereador do PSD na câmara municipal, disse mesmo que todos os partidos que votaram contra acham que Tomar é uma cidade racista. Hugo Costa (PS) justificou o voto contra do seu partido por não querer continuar a alimentar um debate onde ninguém sai a ganhar. Acusou ainda o PSD de Tomar de ter sido infeliz na escolha do título da moção por ser idêntico ao da manifestação convocada pelo CHEGA “Portugal não é Racista”, um partido associado à extrema-direita.

PSD não conseguiu pôr assembleia municipal  a dizer que Tomar não é racista

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido