uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Começou a obra para acabar com maus cheiros na Castanheira 
Carla Almeida é uma das comerciantes que teve de fechar a porta para tentar travar o cheiro a esgoto.

Começou a obra para acabar com maus cheiros na Castanheira 

SMAS de Vila Franca de Xira avançam com substituição das condutas de esgoto que há muito ultrapassaram o seu período útil de vida. Para o presidente de junta a obra peca por tardia, mas agrada, assim como aos comerciantes da Rua João Batista Correia.

Depois de anos de queixas da população e autarcas arrancou agora a obra que promete tirar os maus cheiros de Castanheira do Ribatejo e acabar com o rebentamento de condutas de esgotos. A empreitada de remodelação da rede de saneamento das ruas Palha de Blanco, João Batista Correia e do Mercado vai custar aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira cerca de 240 mil euros.
No dia do arranque dos trabalhos o presidente da União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras disse que a obra é bem-vinda, mas peca por tardia. Lembrando que as condutas de saneamento têm mais de 40 anos, Luís Almeida refere a O MIRANTE que há muito “deixaram de conseguir suportar o caudal de saneamento devido ao aumento da população”.
O autarca lamenta ainda que fossem precisos dez anos de reclamações constantes junto da Câmara de Vila Franca de Xira para que os trabalhos finalmente arrancassem. O problema dos maus cheiros e rebentamentos das tampas de esgoto, explica, tem afectado “sobretudo os moradores e comerciantes da Rua João Batista Correia”.
Entre os que aplaudem a obra, mas criticam a sua demora, está Carla Almeida, proprietária há três anos de uma loja de produtos naturais, na rua mais problemática, porque não esquece “o mau cheiro e as inundações” que muitas vezes a impediram de ter a porta do estabelecimento aberta. “Há dias em que não se pode com o cheiro. E estamos a falar de uma das ruas que mais comércio tem na Castanheira. Era inadmissível continuar com condutas velhas e podres que só prejudicam quem ali vive e trabalha”, sublinha o morador Jaime Pereira.
Para quem tem a porta de um restaurante aberta, como é o caso de Zita Assunção, a notícia é recebida com agrado. “Finalmente porque andaram a remediar sem resolver o problema. Cheguei a ter as paredes cheias de porcaria e ter de fechar a porta para o cheiro não entrar”, diz. As intervenções resultam de um estudo realizado aquando das anomalias reportadas pela Divisão de Águas e Saneamento que tiveram de intervir no local. Tendo em conta a extensão dos trabalhos necessários, a obra vai ser realizada por fases, começando em parte da Rua Palha de Blanco, seguindo para a ruas João Batista Correia e do Mercado e vai implicar condicionamentos ao trânsito e estacionamento.

Começou a obra para acabar com maus cheiros na Castanheira 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido