uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira premeia grupos de teatro que resistiram à Covid-19
Grupos de teatro amador podem ganhar um importante apoio financeiro com prémio dado pelo município

Vila Franca de Xira premeia grupos de teatro que resistiram à Covid-19

Num ano em que os grupos de teatro amadores vivem a aflição de resistir a uma pandemia que lhes roubou o público das salas de espectáculos, o município de Vila Franca de Xira volta a premiar as melhores peças teatrais da Área Metropolitana de Lisboa com um prémio de 2.500 euros.

Os grupos de teatro amador da Área Metropolitana de Lisboa podem concorrer ao prémio de teatro Mário Rui Gonçalves, instituído pela Câmara de Vila Franca de Xira, até dia 18 de Setembro. Num ano em que a maioria dos grupos de teatro amador sofreu na pele os impactos da pandemia, que lhes retirou público das salas e interrompeu a maioria dos trabalhos, o município ribatejano volta a premiar com 2.500 euros o melhor espectáculo. Há também troféus para as categorias de melhor interpretação masculina e feminina, melhor encenação, cenografia, guarda-roupa, sonoplastia e luminotécnica.
A candidatura ao prémio é gratuita e os grupos que queiram participar só têm de submeter ao município a ficha de inscrição. Os candidatos devem apresentar uma produção teatral original e o júri deverá apreciar as obras a concurso entre 24 de Setembro e 28 de Fevereiro de 2021. O júri é composto este ano por Paulo Renato, coordenador municipal para a área do teatro em representação do município; José Manuel Castanheira, cenógrafo, arquitecto e professor universitário; Guilherme Filipe, encenador, actor e investigador e Catarina Romão Gonçalves, programadora cultural. O anúncio dos premiados terá lugar a 27 de Março de 2021, Dia Mundial do Teatro, pelas 21h30, na Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira.
O prémio de teatro Mário Rui Gonçalves foi instituído pelo município em 2014 como forma de homenagear aquele actor e encenador, ligado ao Grémio Dramático Povoense. O prémio tem como objectivo reconhecer e incentivar o trabalho dos grupos de teatro amador do concelho mas ao longo dos anos estes foram-se desinteressando e não conseguindo cumprir com os requisitos do júri. A gota de água para o desinteresse de alguns grupos surgiu quando numa das edições o júri considerou que nenhuma das obras a concurso tinha a qualidade mínima exigida para que fosse atribuído o prémio. Para que o concurso não ficasse deserto o município alargou-o a outros grupos da área metropolitana de Lisboa.

Vila Franca de Xira premeia grupos de teatro que resistiram à Covid-19

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido