uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Borrego Leonor & Irmão com novas instalações trabalha para a excelência da agricultura
Joaquim Borrego, fundador da empresa, cortou a fita inaugural das novas instalações

Borrego Leonor & Irmão com novas instalações trabalha para a excelência da agricultura

Empresa de Almeirim, dirigida por Paula Borrego, filha e sobrinha dos fundadores, tem vindo sempre a crescer e a apoiar os agricultores, como se de um banco se tratasse, para incentivar a produção. Paula Borrego diz que é preciso valorizar este papel e que a pandemia veio mostrar a importância da agricultura e o quanto é preciso os países terem estratégias de produção para as suas necessidades. Considera ainda que perante políticas que impõem cada vez mais exigências aos agricultores, estes têm sabido adaptar-se e evoluir.

Paula Borrego dirige a Borrego Leonor & Irmão, empresa líder de factores de produção a nível nacional, a partir de Almeirim, abastecendo agricultores de todo o Ribatejo, agora com novas instalações, modernas, maiores e mais funcionais na zona industrial da cidade. O novo espaço foi inaugurado na sexta-feira, 21 de Agosto, pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e pelo presidente da câmara, Pedro Ribeiro. Ambos comprovaram a excelência desta empresa, que tem vindo sempre a crescer, desde que foi fundada há 52 anos pelo pai e pelo tio de Paula Borrego, e que tem um papel na agricultura que vai muito para além da venda de produtos, desde a ajuda técnica até ao crédito que concedem para que alguns possam produzir.
A capacidade de produção agrícola é uma das preocupações de Paula Borrego, realçando que a pandemia veio mostrar como é importante os países terem o mínimo de produção de alimentos. No entender da empresária, quando se fecham as fronteiras é que se percebe a necessidade que há de os países terem uma forte e estruturada produção agrícola, para garantir a alimentação à população. O que significa também a existência de reservas. Para Paula Borrego parece não existir uma visão estratégica, uma vez que se está a produzir para poucos meses.
As preocupações com uma agricultura forte levam também Paula Borrego a ter de ajudar alguns agricultores, através de crédito, para que se possam manter as produções. A Borrego Leonor & Irmão funciona algumas vezes como uma espécie de banco, uma financiadora da agricultura, papel que não é valorizado. A empresária admite que os agricultores reconhecem esta situação, mas a sociedade em geral não tem noção do que as empresas de factores de produção ajudam financeiramente a agricultura.
A empresa, que está no Top 10 das que fornecem fitofármacos a nível ibérico, tem acompanhado o evoluir da agricultura, adaptando-se sempre e implementando estratégias de futuro, até porque este é um sector com muitas exigências. Paula Borrego realça que as políticas vão sempre no sentido de não facilitar a vida aos agricultores, criando muitas exigências. Mas a empresária reconhece que mesmo perante estas questões, os agricultores têm sabido adaptar-se e evoluir.
Numa região de excelência para a agricultura, Paula Borrego considera que uma maior união entre agricultores poderá trazer-lhes vantagens. Para a empresária, se os profissionais agrícolas estiverem mais ligados entre si, isso pode resultar na conquista de melhores preços para as suas produções.
O papel da Borrego Leonor & Irmão, que além de vender tem uma equipa técnica para ajudar os agricultores no terreno a conseguirem as melhores produções, foi destacado pelo secretário de Estado. O presidente da Câmara de Almeirim também elogiou a robustez da empresa e a sua importância em termos de emprego para Almeirim e na valorização de um sector chave para o concelho e para a região.

Uma inauguração com requinte
A inauguração das novas instalações mostrou a capacidade, a organização e a dinâmica da empresa, numa festa requintada, respeitando as medidas de segurança e com a presença apenas de colaboradores e entidades oficiais. O cuidado colocado neste momento importante para a empresa foi ao ponto de alguns pormenores, como o da presença do tractor de Joaquim Borrego, fundador da empresa, com o qual passou muitas horas de trabalho nos campos. Foi precisamente o fundador e pai de Paula Borrego que cortou a fita inaugural das novas instalações. O novo edifício permite ter os vários sectores da empresa no mesmo espaço, prestando assim um melhor e mais eficiente serviço aos agricultores.

Borrego Leonor & Irmão com novas instalações trabalha para a excelência da agricultura

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido