uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cerci de Azambuja respira de alívio com injecção financeira da Segurança Social 
José Manuel Franco

Cerci de Azambuja respira de alívio com injecção financeira da Segurança Social 

Fundo de Socorro da Segurança Social veio acabar com as dívidas da instituição que presta apoio a 300 utentes com deficiência e esteve em risco de fechar portas.

Depois de um período financeiro conturbado, a Cerci Flor da Vida, instituição de Azambuja que apoia pessoas com deficiência, já pode respirar de alívio. Os 224 mil euros do Fundo de Socorro da Segurança Social, ao qual a instituição concorreu em 2019, chegaram a 21 de Agosto para pôr fim à dívida, que chegou a ser de 600 mil euros. Segundo o presidente da instituição, José Manuel Franco, a injecção financeira permitiu liquidar o que faltava: “Os 30 mil euros de dívida bancária e os 38 mil euros à Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci). Neste momento estamos com a dívida a zeros e a pagar a 30 dias aos fornecedores”, afirmou a O MIRANTE.
Mas este milagre na consolidação das contas deve-se sobretudo, destaca, a uma “estratégia de gestão rigorosa” e ao corte de despesas. “O fundo da Segurança Social passou de uma ajuda essencial para algo secundário”, uma vez que as dívidas da instituição estavam praticamente saldadas.
O que vem permitir, diz o dirigente, é um novo fôlego financeiro para que a Cerci “mantenha a sua estabilidade e sustentabilidade financeira” e possa apostar em “novas valências” para os seus utentes, nomeadamente ao nível da formação profissional.
A actual direcção, que tomou posse a 14 de Fevereiro, conseguiu estabilizar as contas, reabrir as valências e terapias que tinham encerrado, como o tanque terapêutico, e ainda aumentar ordenados aos colaboradores.

Cerci de Azambuja respira de alívio com injecção financeira da Segurança Social 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido