uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Freguesias da Chamusca novamente sem médicos de família
Centro de Saúde da Chamusca é a única unidade do concelho a funcionar durante o mês de Agosto

Freguesias da Chamusca novamente sem médicos de família

As freguesias do concelho da Chamusca estão sem médicos de família durante o mês de Agosto por ser um mês em que muita gente está de férias. Os serviços estão a funcionar apenas com dois profissionais concentrados na unidade de saúde da Chamusca.

A chegada dos dois médicos de família, em meados de Julho, para fazer face ao problema da falta de profissionais de saúde nas freguesias do concelho da Chamusca foi sol de pouca dura. Recorde-se que um dos médicos de família foi para a Extensão de Saúde de Ulme e o outro ficou colocado na Extensão de Saúde de Vale de Cavalos. No entanto, e porque Agosto é um mês em que muita gente está de férias, os horários foram reduzidos e as freguesias voltaram a ficar sem este serviço.
Neste momento, as pessoas que necessitam de cuidados de saúde, ou tenham consultas médicas agendadas, têm de se deslocar ao Centro de Saúde da Chamusca onde estão concentrados apenas dois médicos. Na reunião camarária de 18 de Agosto a vereadora da CDU no executivo, Gisela Matias, pediu explicações sobre o assunto ao presidente da câmara municipal, Paulo Queimado, mas o autarca acabou por deixá-la sem resposta.
O problema da falta de médicos de família no Centro de Saúde da Chamusca parece não ter fim à vista. Como O MIRANTE tem noticiado, a falta deste serviço de saúde piorou depois de Alzira Pereira, médica e ex-coordenadora da unidade de saúde, se ter reformado e um outro médico estar a gozar licença de paternidade. A sede do centro de saúde chegou a ter apenas um médico a trabalhar para satisfazer as necessidades da população.
Outra das preocupações, realçadas por alguns eleitos na última assembleia municipal, prende-se com o facto de ser fundamental a autarquia criar condições para fixar os médicos no concelho, uma vez que muitos dos profissionais que chegam à Chamusca vão embora pouco tempo depois.

Freguesias da Chamusca novamente sem médicos de família

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido