uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mais nascimentos em Abrantes com regresso da maternidade à cidade
foto DR Para Valamatos a Maternidade de Abrantes é um serviço de excelência e uma referência a nível nacional

Mais nascimentos em Abrantes com regresso da maternidade à cidade

Serviço, um dos primeiros a ter condições para a presença de um acompanhante nos partos, foi transferido para o Hospital de Torres Novas durante período crítico da pandemia de Covid-19

Mais espaço mais nascimentos é o resultado do regresso da maternidade do Médio Tejo ao Hospital de Abrantes, depois de o serviço ter sido transferido temporariamente para Torres Novas, durante o período crítico da pandemia. Desta realidade dá conta o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, que visitou a maternidade na sexta-feira, 21 de Agosto, mostrando-se satisfeito com o que viu. No último mês a maternidade registou 62 partos.
Manuel Valamatos recordou que foi honrado o compromisso assumido pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), para o regresso da Maternidade e Ortopedia a Abrantes assim que estivessem reunidas condições de segurança. O autarca sublinhou a capacidade do CHMT para executar obras no espaço da maternidade numa fase exigente para as unidades hospitalares, criando condições para mais competências e maior capacidade de intervenção.
Para o autarca “Abrantes tem uma maternidade de excelência que é uma referência a nível nacional”. A visita contou com a presença do presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Carlos Andrade Costa, que deixou uma palavra de confiança aos utentes do CHMT e à população em geral garantindo que estão melhor preparados. “Estamos a fazer um trabalho muito grande para uma situação que pode ser difícil, mas o que aí vem poderá ser menos complexo se todos continuarmos a cumprir as medidas de auto-protecção e de protecção dos que nos são próximos”, refere o administrador.
As obras de requalificação permitiram criar condições para que os partos decorram com a presença de um acompanhante sendo, a nível nacional, uma das primeiras unidades hospitalares a fazê-lo. O acompanhante é testado à Covid-19 e com resultado negativo pode permanecer no quarto junto da grávida até ao parto. Durante este período as saídas do quarto estão restringidas ao estritamente necessário.
Em Março deste ano a Maternidade e os serviços de Ginecologia e Obstetrícia foram transferidos para o Hospital de Torres Novas no âmbito do Plano de Contingência do CHMT devido à pandemia da Covid-19. O objectivo foi concentrar na unidade hospitalar de Abrantes os seus meios clinicamente mais diferenciados para a primeira linha de assistência aos doentes com Covid-19. Em Julho deste ano a maternidade regressou a Abrantes.

Mais nascimentos em Abrantes com regresso da maternidade à cidade

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido