uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Governo não aceita recusa da GNR  para instalação de multibancos em Alhandra
Reunião de Alberto Mesquita com o Governo poderá dar frutos em breve

Governo não aceita recusa da GNR  para instalação de multibancos em Alhandra

Secretário de Estado mandou parecer negativo emitido pela GNR de volta ao posto para reanálise. Município está expectante que cenário possa mudar e os equipamentos possam ser colocados.


O Governo não aceitou o parecer negativo da GNR para a instalação de duas novas caixas multibanco nas localidades de Calhandriz e A-dos-Loucos, em Alhandra. O secretário de Estado adjunto da Administração Interna devolveu o processo para ser reanalisado pela força policial. Trata-se de uma tentativa de que venha a ser permitida a instalação dos multibancos que tinham sido assaltados há três anos.
Para a posição do governante contribuiu a pressão da Câmara de Vila Franca de Xira, numa reunião, segundo revelou o vice-presidente da autarquia, António Oliveira. No parecer, a GNR considerava de risco elevado para a segurança a instalação das duas caixas multibanco. A avaliação de risco resultou da aplicação de critérios comuns às forças de segurança, e neste caso a teve em conta as características do local, a distância às instalações policiais mais próximas e o histórico dos últimos três anos relativamente à criminalidade.
A GNR já tinha explicado a O MIRANTE que os requisitos de segurança adicionais propostos pela entidade que requisitou a instalação, “não garantem adequadamente o suprimento das vulnerabilidades detectadas”. O presidente da câmara, Alberto Mesquita, considerou o parecer uma deselegância e ironizou dizendo que só poderia tratar-se de uma brincadeira de Carnaval, já que o município investiu três anos de trabalho e dinheiro público para preparar os espaços para receberem as caixas multibanco, seguindo as recomendações das entidades bancárias.
Desde o Verão de 2017 que a população das duas aldeias, a maioria idosa, se tem visto privada desses equipamentos. As alternativas ficam a mais de 15 quilómetros.

Governo não aceita recusa da GNR  para instalação de multibancos em Alhandra

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido