Cavaleiro Andante
Uma judiaria!
A câmara de Tomar queria que a antiga sinagoga da cidade, que tem estado informalmente a seu cargo e onde realizou recentemente avultadas obras de conservação e restauro lhe fosse entregue ou vendida mas a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças diz que tal não é possível por a mesma estar classificada como Monumento Nacional. O Cavaleiro Andante lamenta a decisão, mas lembra que nem tudo é mau. Afinal o município pode continuar a gastar lá o dinheiro que quiser, nomeadamente com a criação do Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto, porque a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças... não se importa!.
Cavaleiro Andante | 30-09-2020
Ai pagam, pagam... olá se pagam!!
Ambulâncias, carros funerários, carros dos funcionários, carros dos utentes e visitantes e, quem sabe, até carrinhos de bebé, passaram, desde o início de Agosto, a pagar para estacionar no parque do Hospital Distrital de Santarém. A medida vai demorar a ser aceite mas não há volta a dar. Primeiro começa-se por procurar fugir ao pagamento, estacionando no exterior mas, após tempos infinitos à procura de lugar no exterior e, principalmente em dias de chuva ou de muita pressa, lá se começa a meter a moedinha. E os responsáveis do SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, porque sabem que é assim, bem podem estar nesta altura, com um sorriso de orelha a orelha, a ver o pessoal às voltas....
Cavaleiro Andante | 07-09-2020
Aqui para nós, que ninguém nos ouve...
Definitivamente a Covid-19 e as medidas de segurança que ela impôs não estão a afectar a política como o Cavaleiro Andante pode constatar na recente visita da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, ao concelho do Cartaxo. Apesar de no primeiro contacto a governante ter cumprimentado o presidente da câmara, Pedro Magalhães Ribeiro, com a cotovelada da praxe, lá mais para fim, já foi possível assistir a uma conversa de ao pé da orelha... de grande proximidade.
Cavaleiro Andante | 06-09-2020
Eu cá não sou interruptólogo!!
Nas reuniões de câmara de Tomar, por muito brilhantes que sejam os vereadores ou a presidente, raramente qualquer um deles consegue ter o papel principal. Em Agosto em alturas de grande caloraça, o protagonista foi o ar condicionado, por ter avariado, e, esta semana, toda a atenção mediática foi para uma lâmpada que não parou de piscar. Mas tal facto também mostrou que os eleitos são mais dados à teoria do que à prática. Afinal, tendo o salão amplas janelas e decorrendo a reunião num luminoso dia, bastava alguém desligar a luz, para acabar com o irritante pisca-pisca. Ou será preciso a câmara contratar um... operador de interruptores?.
Cavaleiro Andante | 05-09-2020
Que bem que se está no interior a ouvir as formigas a tossir!
O Governo tem dois programas de incentivos para trabalhadores e empresas que queiram ir para o interior e a propaganda à volta disso é mais que muita, mas nestas coisas de medidas fantásticas dos políticos, há sempre muitos ‘mas’ nas entrelinhas. Um deles foi referido recentemente pelo presidente do Sardoal, Miguel Borges, quando lembrou à ministra da Coesão Territorial que por ali a Internet é mais lenta que um cágado coxo e para se ter rede no telemóvel é preciso subir às árvores. Mas isso, claro... são pormenores!!.
Cavaleiro Andante | 03-09-2020
Quem tem telhados de vidro...
Uma senhora de Ferreira do Zêzere foi à reunião de câmara contar que ligou trinta e quatro vezes para o registo civil da terra a fim de ir registar um filho e ninguém a atendeu. Contou também que um dia pôs-se à porta do serviço à hora da saída e ouviu uma funcionária dizer a outra que não tinha tido nada que fazer. O executivo municipal decidiu reclamar a quem de direito por considerar que aquele e outros casos mostram que é o Estado e não vírus que anda a bloquear a vida de cidadãos e empresas. O Cavaleiro Andante aplaude mas aproveita para lembrar ao presidente da câmara, Jacinto Lopes (PSD), que a última acta das reuniões municipais disponibilizada no site oficial, é de 9 de Janeiro. Será que um dia destes a senhora da reclamação também vai ouvir uma funcionária da câmara dizer, à hora da saída, que não tem tido nada para fazer?.
Cavaleiro Andante | 02-09-2020