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Vila Franca de Xira espera há 12 anos por obras na Nacional 1 
Mário Lino anunciou mega projecto de quatro milhões de euros para Vila Franca de Xira que nunca se concretizou

Vila Franca de Xira espera há 12 anos por obras na Nacional 1 

Ex-ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciou na cidade ribatejana em 2018, com pompa e circunstância, um mega projecto de requalificação da Estrada Nacional 1 entre Vila Franca de Xira e Alenquer. Nunca aconteceu e os problemas da altura agravaram-se.

O projecto de requalificação anunciado pelo Governo em 2008 para a Estrada Nacional 1, entre Vila Franca de Xira e Alenquer, que deveria ter contribuído para melhorar a circulação e segurança entre os dois concelhos, nunca saiu da gaveta. Os problemas desta estrada importante para o concelho agudizam-se de ano para ano.
O investimento foi anunciado com pompa e circunstância pelo então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, no Governo de José Sócrates, quando esteve na cidade a cortar a fita do segundo nó de acesso à Auto-Estrada Nº1 (A1). O projecto de beneficiação da EN1 previa a construção de meio milhar de novos estacionamentos, melhoria das acessibilidades com a construção de uma variante à cidade de Vila Franca de Xira, e melhoria do piso.
Além de novos passeios e alargamento de alguns locais da via, em especial perto da Castanheira do Ribatejo, o projecto previa também a construção de cinco novas rotundas nos locais mais problemáticos ao nível da segurança rodoviária. A obra estava orçamentada em quatro milhões de euros e até já tinha data prevista de conclusão: o segundo trimestre de 2009. “A nova variante de Vila Franca de Xira é muito importante e vai permitir, entre outras coisas, um rápido acesso ao hospital. Vai ser uma obra de grande importância para a região”, anunciava na altura Mário Lino.
Com a chegada da crise financeira e consequente queda do Governo, o investimento foi considerado não prioritário e ficou esquecido nos gabinetes ministeriais. Para desespero de quem trabalha, vive e precisa de se deslocar entre as duas localidades. O principal problema é o excesso de trânsito, em especial nas horas de ponta, que engarrafa o centro de Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo e Carregado. E onde não há alternativas de circulação gratuitas.
O presidente do município, Alberto Mesquita, já havia lamentado no passado, por diversas vezes, que o projecto “estruturante e decisivo” para a cidade nunca tenha saído do papel. Actualmente nota que a solução passa pela isenção de portagens na A1, que considerou a “variante natural” à cidade. E já condenou publicamente, várias vezes, os deputados socialistas no Parlamento por terem chumbado a proposta de isenção de portagens entre o Carregado e Lisboa.

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