uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Villa Graça Hostels & Apartments; um projecto inovador
Bohéme Cotrim, Ana Justino, Ricardo Gonçalves, Paulo Gonçalves, Bruno Mendes e Maria Sousa são os rostos do Villa Graça Hostels & Apartments

Villa Graça Hostels & Apartments; um projecto inovador

Edição de 30.09.2020 | Sociedade

O Villa Graça Hostels & Apartments, situado no centro histórico de Santarém, junto à Igreja da Graça, é um projecto que consubstancia a requalificação de edifícios históricos, que foram convertidos em Alojamento Local, disponibilizando aos hóspedes 12 apartamentos, tipologias T1 e T2, e um Hostel de 2 andares, divididos por cinco camaratas e dois quartos duplos, com capacidade para 32 hóspedes, encontrando-se actualmente interligados por pátios.
Este projecto tem como âncora distintiva o “Pátio da Graça”, restaurante inserido no coração dos pátios que interligam os edifícios requalificados do Villa Graça, com um menu implementado e desenvolvido pelo chef Rafael Duarte, cuja inspiração funde a cozinha peruana com influências japonesas.

Outro factor distintivo
é a Arte
Na fachada do Villa Graça encontra-se a Poupa, uma obra com uma dimensão de cerca de (6x3) metros, assinada por Bordalo II, um artista de renome internacional que reutiliza materiais, tais como caixotes do lixo e ecopontos partidos, plásticos e sucata, transformando-os em arte com o objectivo de consciencializar a sociedade, vincadamente marcada por um consumo excessivo, para o efeito das suas acções na destruição do planeta. O Bordalo II é um artista com exposições de sucesso em países como EUA, França, Itália, Espanha, Brasil e Suíça.
Brevemente, no pátio central do Villa Graça, será colocada uma obra de Osir, executada a partir de espelhos, com figuras geométricas básicas para criar uma composição que corresponderá à rosácea da Igreja da Graça, um dos monumentos mais emblemáticos de Santarém e que serviu de inspiração no desenvolvimento da imagem de marca do Villa Graça. A utilização dos espelhos pelo artista tem como principal objectivo que os indivíduos efectuem uma reflexão sobre si, sobre o que os rodeia e sobre o mundo em que habitam.
Esta ideia, associada a uma oferta em factores distintivos de gastronomia e arte, teve origem muito antes de se imaginar que o palco do mundo seria assolado por um cenário de pandemia. Contudo, mesmo no meio desta instabilidade onde impera a retracção económica e social devido à Covid-19, a equipa de gestão contrariou a actual tendência de “desinvestimento” e apostou de forma consistente e consolidada na requalificação de edifícios históricos em Santarém.
Foi neste contexto, de política de requalificação de edifícios históricos na cidade, que foi possível dar vida ao Villa Graça e ao desenvolvimento de novos projectos, dos quais se destacam os projectos imobiliários de requalificação de edifícios históricos como o: “Portas de Santiago” e “Santa Margarida” (antigo Colégio Santa Margarida), ambos junto das Portas do Sol, e “Varandas do Tejo” junto ao Largo António Monteiro.

Villa Graça Hostels & Apartments; um projecto inovador

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido