uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mercado Municipal de Alpiarça reabriu com nove meses de atraso
foto DR Depois de vários atrasos o Mercado de Alpiarça está finalmente aberto

Mercado Municipal de Alpiarça reabriu com nove meses de atraso

Município está a lançar concurso público para a empreitada da segunda fase da obra, que engloba as galerias do primeiro piso do edifício e o espaço urbano adjacente. Primeira fase devia ter ficado concluída em Dezembro do ano passado.

Depois de vários atrasos na conclusão da primeira fase da empreitada de requalificação do Mercado Municipal de Alpiarça, o espaço reabriu a 2 de Setembro com a presença de alguns elementos do executivo municipal e cidadãos que quiseram conhecer o novo espaço.
A primeira fase das obras arrancou a 17 de Junho de 2019 com previsão de estar pronta em Dezembro desse ano, o que não aconteceu. Posteriormente, foi pedida pelo empreiteiro uma prorrogação do prazo tendo a câmara concedido mais 60 dias. Nesta altura a data prevista para a entrega da empreitada era 14 de Fevereiro de 2020, mas em Fevereiro foi apontada uma nova data, dessa vez 15 de Maio. O que voltou a não acontecer e só agora, no início de Setembro, é que se deu a reabertura.
O processo teve de ser sujeito a visto prévio do Tribunal de Contas. O município avançou com a empreitada por ajuste directo depois do concurso público ter ficado deserto por duas vezes. A autarquia fez convite a três empresas para apresentarem propostas, mas não teve grande dificuldade de escolha porque apenas uma das empresas respondeu.
A obra foi dividida em duas fases: a primeira teve um orçamento de 450 mil euros mais IVA, comparticipada a 85% por fundos comunitários e um prazo previsto de duração de seis meses. Em Novembro do ano passado, o presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira, referiu que a obra não iria estar pronta dentro dos prazos previstos uma vez que, na altura, ainda não existia projecto e, consequentemente, orçamento aprovado para a segunda fase da obra.
Em relação à segunda fase da obra o presidente explicou a O MIRANTE que a Câmara de Alpiarça apresentou uma candidatura na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) para financiamento a fundos estruturais no âmbito do Plano de Regeneração Urbana. Além disso, também estão a lançar o procedimento de concurso público para a empreitada da segunda fase que engloba as galerias do primeiro piso do edifício e o espaço urbano adjacente ao mercado até à igreja. A autarquia está a preparar a apresentação pública do projecto da segunda fase da obra.

Mercado Municipal de Alpiarça reabriu com nove meses de atraso

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido