uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A Misericórdia de Santarém e as crianças...
foto DR Crianças da Misericórdia de Santarém vão voltar aos bancos da escola em segurança

A Misericórdia de Santarém e as crianças...

Vamos iniciar mais um capítulo de uma história que já vai longa. Um novo ano lectivo numa casa que celebra cada ano, cada princípio e cada fim, com o mesmo entusiasmo, com a mesma vontade de continuar a fazer bem e a olhar o futuro com esperança através dos olhos das nossas crianças, aquelas que todos os dias nos desinquietam e nos desafiam para mantermos viva a visão da Misericórdia, sem nunca descurarmos a missão que assenta estrategicamente no cumprimento das 14 Obras de Misericórdia, que continuam actuais, hoje como há quinhentos anos.
Vivemos tempos difíceis, tempos novos, inesperados, mas concentramo-nos nas soluções, nas medidas preventivas, disponíveis e humildes para aprender sobre tudo o que temos que fazer para garantir, num tempo sem garantias, a segurança de todos os que vivemos e convivemos sobre a égide da Misericórdia.
A 1 de Setembro, recebemos mais cerca de 30 crianças pela primeira vez na Creche e no Pré-escolar “Os Amiguinhos”, o nome reporta-nos logo para o que queremos que estas crianças encontrm, novos amigos, que acompanharão o seu desenvolvimento numa relação onde os pais/famílias estão sempre presentes, construímos uma teia de relações em que cada um passa a ser uma mais-valia nesta construção que tem por pano de fundo o quotidiano da Misericórdia.
Este é um ano diferente, onde os cuidados na protecção e prevenção contra a Covid-19 estão presentes diariamente ao cumprirmos com o plano de contingência, ao ajudarmos as crianças a perceberem como tudo está diferente e porquê, para que elas sejam também agentes responsáveis neste tempo em que as relações entre todos estão alteradas, onde a proximidade física está limitada, há que “cuidar” mais que nunca para que cada um ao seu nível entenda o que se está a passar.
As dificuldades deste tempo são partilhadas por todos nesta casa, as exigências e as novas regras que temos de cumprir têm um só objectivo: “Proteger”!
Contamos com as famílias como sempre, contamos com os nossos parceiros e contamos ainda com o nosso empenho e motivação para fazer em cada dia, um dia diferente e melhor na construção do projecto de vida das crianças que o constroem e partilham com os profissionais!
Mas há outras crianças nesta casa, as que vivem connosco, aquelas a quem estamos a incentivar que “ganhem asas”, que saiam dos portões da Misericórdia e em diferentes espaços escolares construam um futuro seguro sempre com o apoio daqueles que diariamente se empenham para que crianças e jovens, quer no Centro de Acolhimento - “1º Passo”, quer no Lar dos Rapazes, olhem para o mundo que os espera com confiança e esperança.
Desejamos a todos/as os que estão neste processo de início ou reinício de ano escolar, o melhor!
MJC

A Misericórdia de Santarém e as crianças...

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido