uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

As escolas só serão encerradas em caso de “elevado risco” 

Aulas começam entre 14 e 17 de Setembro e voltam a ser presenciais

As confederações de pais vêem com “bons olhos” o encerramento de escolas apenas em casos excepcionais no contexto da pandemia, considerando que o ensino presencial é “fundamental” para os alunos em termos de saúde física e psicológica.
O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Jorge Ascensão, disse à Lusa ser “bom” que o regresso às escolas não seja “muito extemporâneo” e que tudo seja feito para que o regime presencial decorra até ao final do ano lectivo, sobretudo pela importância da saúde física e psicológica dos alunos.
Afirmando que as escolas não estão isoladas – logo, não são imunes aos contágios -, o dirigente considerou que na presença de um caso de infecção a primeira decisão não pode ser fechar o estabelecimento.
Por vezes, acrescentou, o alarmismo para a situação é pior do que o problema em si.
“Pararmos não vai ser solução e vai trazer consequências gravíssimas para toda a gente, sobretudo ao nível da saúde”, reforçou. A título de exemplo, Jorge Ascenção afirmou que as estradas têm perigos, mas não é por esse motivo que as pessoas deixam de andar nelas.
Partilhando da opinião, o presidente da Confederação Independente de Pais e Encarregados de Educação frisou que o ensino presencial é “indispensável”, sobretudo para assegurar a igualdade. “Não há risco zero, por isso, cada um de nós deve agir como um agente de segurança”, ressalvou Rui Martins.
Em jeito de crítica, o responsável sublinhou que se os pais deixam os filhos irem para os bares e praias à noite com os amigos, mais rapidamente devem confiar nas escolas e nos mecanismos traçados para agir em caso de identificação de um caso de infecção.
Segundo a DGS as escolas só serão encerradas em caso de “elevado risco” e o rastreio será feito nas 12 horas seguintes à identificação do caso”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido