uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O início do ano lectivo no Agrupamento de Escolas Templários de Tomar
Paulo Jorge da Encarnação Silva Bacelar de Macedo

O início do ano lectivo no Agrupamento de Escolas Templários de Tomar

O regresso às aulas para este ano lectivo 2020-2021 está a ser preparado desde Julho de 2020, sempre marcado pela incerteza, atendendo ao contexto do surto epidémico de Covid-19, mas informado pela experiência do terceiro período do ano lectivo anterior e tendo por base as orientações para a organização do ano letivo 2020/2021 da DGEstE e as orientações conjuntas da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Direcção-Geral da Educação (DGE) e Direcção-Geral da Saúde (DGS).
Temos sempre presente, tendo por base as orientações da DGEstE, que na organização das actividades lectivas e formativas de 2020-2021 os estabelecimentos de educação e ensino deverão considerar sempre o regime presencial como regra.
Foram sendo realizadas reuniões com os directores dos agrupamentos escolares com o vereador da Educação da Câmara Municipal de Tomar (CMT), com a Delegada de Saúde de Tomar e ainda se procedeu a visitas a estabelecimentos escolares com a Delegação de Saúde.
Sem esquecer as últimas orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Lectivo de 2020/2021, do princípio de Agosto assim como o referencial para as escolas | 2020 sobre o controlo da transmissão de Covid-19 em contexto escolar da DGS de 04/09/2020.
Continuamos a contar com o profissionalismo dos docentes e de não docentes que foi de grande importância na transição de emergência que se verificou em Março de 2020, assim como a capacidade de organização das escolas e a boa cooperação por parte das famílias que serão sempre a chave para que este início de ano lectivo decorra sem percalços.
O calendário escolar de Tomar para 2020/2021, idêntico para os dois Agrupamentos Escolares, começará também a 14/09/2020 no agrupamento de escolas Templários (AET), havendo a destacar que apenas as turmas de 5º ano na Gualdim Pais e Santa Iria e 7º ano na Jácome Ratton serão recebidas pelo diretor do agrupamento antes da reunião com o diretor de turma (DT). Devido ao surto epidémico os alunos dos anos iniciais de ciclo (5º ano e 7º na Escola Secundária Jácome Ratton) deverão ser acompanhados apenas pelo encarregado de educação.
Todas as outras turmas, desde o pré-escolar ao secundário, serão recebidas pelo respectivo DT/secretário, professor titular de turma e educador. Toda esta informação consta da página do Agrupamento de Escolas Templários (AET): http://www.aet.pt/.
A recepção aos alunos adultos dos cursos EFA, RVCC e Português para Falantes de Outras Línguas decorrerá no dia 17 de Setembro, pelas 19h00 na Escola Secundária Jácome Ratton.
*O director do Agrupamento de Escolas Templários.

O início do ano lectivo no Agrupamento de Escolas Templários de Tomar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido