uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
António Ceia da Silva candidata-se à presidência da CCDR Alentejo
Ceia da Silva

António Ceia da Silva candidata-se à presidência da CCDR Alentejo

Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo desde 2008, Ceia da Silva anunciou oficialmente a candidatura à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional alentejana.

O líder do Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, anunciou na sexta-feira, 4 de Setembro, a candidatura à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) alentejana, assumindo que conta com todos os autarcas da região, independentemente da filiação partidária.
Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo desde 2008, Ceia da Silva anunciou oficialmente a candidatura numa publicação na sua página na rede social Facebook, acompanhada por uma fotografia em que surge com os presidentes das federações distritais do PS de Portalegre, Évora e Beja.
“Com o sentido de servir a minha terra, com convicção e grande determinação, decidi candidatar-me com enorme orgulho à presidência da CCDR”, pode ler-se na publicação. No mesmo texto, Ceia da Silva disse ser “muito especial contar com o apoio dos presidentes das Federações do PS de Beja, Évora e Portalegre”, mas assumiu o objectivo de que a candidatura “seja de todos”.
O candidato, de 57 anos, licenciado em Turismo, área em que também tem um mestrado e é actualmente doutorando, no Instituto de Gestão do Ordenamento do Território (IGOT), realçou à Lusa que possui “35 anos de grande experiência pública no Alentejo”.
A criação de condições para que jovens quadros se possam fixar na região e “uma grande ligação à universidade e institutos politécnicos” são outras das prioridades de Ceia da Silva, que, entre outros cargos, já foi deputado à Assembleia da República pelo PS (eleito em 2005) e liderou, entre 1992 e 2008, a federação socialista de Portalegre.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo é presidida, desde 2015, por Roberto Grilo. Recorde-se que a CCDR Alentejo é a entidade que faz a gestão dos fundos europeus não só para a região alentejana como para os onze municípios ribatejanos da Lezíria do Tejo, os mesmos que integram também a Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Colégio de autarcas elegem presidente
O diploma da Assembleia da República que alterou o decreto-lei governamental sobre a orgânica das CCDR, prevendo a eleição indirecta dos presidentes e vice-presidentes, em Outubro, foi publicado em Diário da República a 16 de Agosto.
No caso dos presidentes, a eleição decorrerá por um colégio de autarcas, constituído pelos presidentes das câmaras municipais, presidentes das assembleias municipais, vereadores e deputados municipais, incluindo os presidentes das juntas de freguesia da respectiva área geográfica.
Até agora, os presidentes das cinco CCDR - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - eram nomeados pelo Governo.

António Ceia da Silva candidata-se à presidência da CCDR Alentejo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido