Cavaleiro Andante
18 anos é muuuiiito tempo!
A revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Santarém levou 18 anos até ficar concluída e pronta a ser publicada em Diário da República. Quando começou o processo, em Julho de 2002, o Sporting era campeão nacional de futebol, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), era presidente da Junta de Azoia de Baixo, e o presidente da câmara à época, Rui Barreiro (PS), é agora vereador da oposição. O mundo mudou muito desde então, com uma honrosa excepção: a máquina burocrática do Estado - particularmente os múltiplos, poderosos e inescrutináveis institutos, agências, comissões e direcções-gerais sediados em Lisboa, que continuam a mostrar quem manda e a dar cartas no que toca a empatar processos e a tolher o desenvolvimento do país. Caso para dizer que nem ‘coisam’ nem saem de cima....
Cavaleiro Andante | 23-09-2020
E uma revisão da matéria dada... camarada Baptista?
A câmara do Entroncamento, aprovou a celebração de um contrato de prestação de serviços com a empresa intermunicipal Resitejo (actualmente RSTJ) para que seja ela a fazer a recolha do lixo indiferenciado na cidade, tal como já acontece com os resíduos para reciclagem. O BE e o PSD votaram contra e o vereador social-democrata, José Baptista, que é licenciado em Direito, argumentou que o município estava a privatizar o serviço. Como a câmara do Entroncamento recorre a contratos de prestação de serviço com terceiros para os mais diversos fins, a dúvida do Cavaleiro Andante é se, com tanta “privatização à Zé Baptista”, ainda existe algum serviço público por aqueles lados, ou se já foi tudo privatizado?.
Cavaleiro Andante | 21-09-2020
O passeio da cigarrada
Desde terça-feira é proibido fumar no interior e nas zonas exteriores dos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas. A medida, tomada pela administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo é apresentada como de prevenção do contágio por Covid-19, dado existirem ajuntamentos de fumadores em certos locais. O Cavaleiro Andante não contesta mas não se espantará se, dentro em breve, não seja pedida a contratação de autocarros para levar os fumadores para outras zonas das cidades... pelo menos duas vezes por cada turno.
Cavaleiro Andante | 20-09-2020
Tudo ao molho e fé... na Virgem
No domingo, dia 13, houve enchente no Santuário de Fátima como se viu na televisão. Os responsáveis por aquele local de peregrinação dizem ter ficado surpreendidos, o que não abona nada a seu favor. Quanto aos que andaram semanas a cascar nos comunistas por causa da Festa do Avante, justificando o alarido com o exemplo, o favorecimento, a injustiça em relação a outros eventos e a segurança a nível da saúde, se agora ficaram calados é porque... acreditam na protecção divina, claro!!.
Cavaleiro Andante | 19-09-2020
Jogos Florais... vintage
Os jogos florais de Alcanena vão na sua 34ª edição e isso, só por si, já faz deles um acontecimento tradicional clássico, mas a câmara municipal, que os organiza, vai ainda mais longe, ao permitir que trabalhos de expressão literária, que englobam as modalidades de prosa, poesia e quadra, continuem a ser entregues dactilografados. O Cavaleiro Andante aplaude mas fica com dúvidas. São admitidos trabalhos, escritos segundo o novo acordo ortográfico??.
Cavaleiro Andante | 18-09-2020
Os machos deram a volta às quotas
No Ribatejo os homens começam a recuperar em termos políticos e o tempo das mulheres presidentes de câmara está a acabar. Em Alcanena, onde Fernanda Asseiceira já não se pode recandidatar, a vice-presidente, Maria João Gomez, foi relegada para segundo plano e o candidato vai ser o vereador Hugo Santarém. Mais abaixo, em Azambuja, onde o presidente também não se recandidata, a vereadora que trabalhava como uma espécie de vice-presidente, Sílvia Vítor, também levou um chega para lá e o candidato vai ser o seu colega de vereação, Silvino Lúcio. E nos concelhos onde as presidentes saíram para outros cargos, como em Abrantes (Ministra da Agricultura) e Rio Maior (Deputada), os candidatos também vão ser os homens que ficaram no seu lugar. Resta Anabela Freitas em Tomar mas mais vale não embandeirar em arco. Afinal ainda falta um ano até às eleições.
Cavaleiro Andante | 17-09-2020
Ah leão!!
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), é um homem orgulhoso das suas raízes rurais e adepto de algumas rotinas e tradições, que tem feito por continuar a praticar apesar das responsabilidades que tem e dos tempos estranhos que vivemos. E foi isso mesmo que demonstrou com esta foto publicada na manhã de domingo, na sua página de Facebook, após visita à feira quinzenal de Santarém, acompanhada da legenda “tradição”. De um autarca que a meio da manhã se atira a uma sandes de courato e a uma cerveja fresca, o Cavaleiro Andante só pode esperar grandes cometimentos....
Cavaleiro Andante | 17-09-2020
Um Ribatejo... alternativo
No Jardim da República, em Santarém, na tarde de 6 de Setembro, houve um debate cujo mote foi “Por um Ribatejo Melhor”, onde estiveram representantes de organizações como a Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos, o Movimento Santarém Sem Touradas, ou o Quebra a Corrente - Movimento de Libertação de Cães Acorrentados, a apresentar alternativas para a região e para a nossa vida. Foi o caso da artista plástica Filipa Carmo que, numa das suas telas, mostrou que há outras maneiras de usar flores, bem mais interessantes do que as pôr no cabelo ou em jarras.
Cavaleiro Andante | 17-09-2020