uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Antiga escola de Ortiga alberga núcleo museológico 

O Núcleo Museológico de Ortiga, instalado no edifício da antiga escola primária da aldeia, já está concluído. Para a abertura do espaço falta concluir a recolha de materiais para uma exposição permanente. A Câmara de Mação prevê inaugurar o espaço ainda neste mês de Setembro.
O Núcleo Museológico de Ortiga representa um investimento de cerca de 200 mil euros. O espaço é dedicado às artes da pesca tradicional, intimamente ligadas à história de Ortiga e das suas gentes. “Esta arte alimentou muitas famílias que toda a vida se dedicaram à pesca no rio Tejo”, referiu Vasco Estrela.
O edifício manteve a sua estrutura principal e o interior foi adaptado, por exemplo, para criar uma recepção. O museu vai ter duas salas. Uma vai albergar uma exposição permanente sobre as artes da pesca, a tradição e cultura locais. A outra vai estar disponível para actividades ligadas ao núcleo museológico. Vai existir ainda um anfiteatro para actividades culturais.
A requalificação exterior incluiu a instalação de um barco ‘Picareto’, tradicional de Ortiga, uma obra do último mestre calafate da terra, o “Ti’Manuel Fontes”, já falecido.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido