uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ourém vai expropriar antiga sinagoga
foto DR Historiadores ainda não têm referências sólidas que comprovem a existência da sinagoga

Ourém vai expropriar antiga sinagoga

Município aprovou na última reunião do executivo a expropriação das ruínas de um edifício onde terá funcionado uma sinagoga, na vila medieval. Autarquia vai indemnizar proprietários em cerca de nove mil euros.



O município de Ourém vai iniciar o processo de expropriação das ruínas de um edifício onde terá funcionado uma sinagoga, na vila medieval, onde também se encontra o castelo de Ourém. A decisão foi aprovada na última reunião do executivo. Para garantir o imóvel, a autarquia vai realizar um investimento a rondar os nove mil euros, uma vez que não conseguiu chegar a acordo com os dois herdeiros da propriedade, sendo obrigada a indemnizá-los.
A câmara decidiu avançar para a aquisição do edifício com a intenção de aproveitar o espaço para funcionar como complemento ao turismo religioso de Fátima, uma vez que “há um elevado crescimento do turismo judaico no país”, referiu o presidente do município, Luís Albuquerque, através de um comunicado de imprensa. O autarca diz ainda que o executivo vai, num futuro próximo, estudar, restaurar e tornar o espaço agradável para todas as pessoas que o queiram visitar.
Os vestígios de uma antiga sinagoga situada na parte velha da cidade começaram a ser referidos por historiadores locais há cerca de 30 anos, mas ainda hoje não existem referências históricas sólidas que comprovem a sua verdadeira existência.

Ourém vai expropriar antiga sinagoga

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido